Foto de capa: Reprodução/CBF
Por Júlia Nascimento
Primeiras vitórias de Flamengo e Botafogo, fim de invencibilidade e troca na liderança. A quinta rodada do Brasileirão Feminino Série A1 foi de emoção e de mudanças de cenário. As Rubro-negras e as Gloriosas superaram, respectivamente, Bahia e Napoli-SC. Enquanto isso, o Corinthians sofreu seu primeiro revés, justamente em clássico contra o Santos, e de quebra perdeu o primeiro lugar para as meninas do Palmeiras.
Além de conquistarem o primeiro resultado positivo na competição, as Meninas da Gávea ainda deixaram a incômoda zona de rebaixamento, pulando para a décima posição. O confronto contra as jogadoras do Esquadrão foi em Salvador no último domingo (02/05). Logo aos seis minutos, as cariocas abriram o placar, com aquele que seria o único gol do jogo, a partir de cobrança de escanteio e falha da goleira baiana Anna Bia, deixando a bola para Raquel cabecear no alvo.
A partida foi de boas oportunidades para ambos os lados, com destaque para a boa e salvadora atuação da goleira rubro-negra Kaká. Aos 24 minutos da segunda etapa, o Bahia desperdiçou uma cobrança de pênalti: Moretti bateu, Kaká defendeu e, no rebote, impediu de novo o gol de empate. As mandantes não desanimaram e seguiram buscando a igualdade no placar, mas sem sucesso: 1 a 0 Fla. O próximo compromisso do Flamengo é contra o São José no domingo (09/05) às 15h no Estádio da Gávea.
Já as meninas de General Severiano não conseguiram sair do Z-4, mas saltaram da última (16ª) para a 13ª colocação, além do ânimo pela primeira vitória na elite. No Nilton Santos, receberam as jogadoras do Napoli-SC em um reencontro especial: as duas equipes protagonizaram a final da última edição da Série A2 no mesmo palco, do qual as catarinenses saíram campeãs. Assim como o rival carioca, o Botafogo largou na frente já nos primeiros minutos: aos quatro, Carol Carioca aproveitou bem a bola sobrada a partir de cobrança de falta, concluindo para balançar a rede.
Porém as visitantes começaram, então, a impor-se em busca da reação e quase empataram poucos minutos depois, quando a goleira botafoguense Rubi fez bela defesa em bom chute de Luana. E as Gloriosas conseguiram aliviar a pressão ainda no primeiro tempo: aos 31, Brenda finalizou de primeira na área para marcar o segundo gol e ampliar a vantagem. A etapa final foi de menos chances e mais marcação, e o placar não sofreu alteração: 2 a 0. O Botafogo volta a campo também no próximo domingo (09/05) às 17h, quando visita o Cruzeiro em Belo Horizonte.
Os outros resultados da rodada foram:
Avaí Kindermann (Larissa) 1×1 São Paulo (Jaqueline)
Internacional (Mariana e Rafinha duas vezes) 3×1 Ferroviária (Rafa Mineira)
Minas Brasília-DF (Nene) 1×3 Cruzeiro (Mariana e Maria Eduarda duas vezes)
São José 0x1 Real Brasília-DF (Sabrina)
Santos (Ketlen e Brena) 2×1 Corinthians (Maga)
Palmeiras (Carol Baiana, Augustina duas vezes e Beatriz) 4×1 Grêmio (Lais)
Confira como ficou a classificação completa após a rodada 5: