Imagem: Pixabay
O curso de graduação tecnológica em Design Gráfico da Facha, sob a coordenação da professora Vera Lima, passa a contar com a abordagem pedagógica do currículo por competências, dividido em ciclos e baseado em projetos.
“Design é projeto. Desde o início, na Bauhaus, já havia essa abordagem teórico-prática em suas oficinas”, explicou Vera, que além de ser designer formada pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), e ter títulos de mestrado e doutorado em Design obtidos na PUC-Rio, também é pedagoga pela UERJ.
“A minha linha de pesquisa é em Ergonomia, que trabalha a comunicação focada no usuário. Você tem que pesquisar e ouvir as pessoas com muita atenção e empatia. Cada projeto é um aprendizado. No meu mestrado, eu trabalhei com bula de medicamentos, e entrevistei pacientes crônicos do Hospital de Cardiologia de Laranjeiras. Nessa época houve uma mudança na legislação e a ANVISA me procurou para o aprimoramento da regulação das bulas com relação à fonte e tamanho padrão. Já nesse semestre vou lecionar a disciplina Design e Visualização da Informação, que leva em conta aspectos de legibilidade e leiturabilidade”, disse a coordenadora que faz parte do corpo docente da Facha.
O tecnólogo tem duração de 4 semestres e o aluno aprende um “kit básico” para atuar em diversas áreas, como afirma Vera: “O designer pode fazer cenário de teatro, direção de arte em cinema ou agência de publicidade, você pode trabalhar com moda, design de superfície. Vamos ter uma disciplina de estamparia. O que a gente faz nesse curso superior é mostrar o método que a gente usa e como é o projeto em vários campos.”
As inscrições para o vestibular online 2021.2 ainda estão abertas e com descontos promocionais.