Prática cada vez mais recorrente em empresas, saiba o que é o carbono zero

Foto de Capa: Infecção de algas em praia de Natal/RN (Foto: Felipe Pacheco)

Por Felipe Pacheco

Nascido no Protocolo de Kyoto de 1997, e sempre presente nas discussões internacionais sobre o clima, o conceito de Carbono Zero ou Carbono Neutro é uma resposta para os efeitos já perceptíveis dos danos causados pela poluição e pelo consequente aquecimento global, estas políticas visam reduzir e, eventualmente, anular a poluição do meio ambiente por carbono. Carbono Neutro tem como definição a tomada de medidas e criação de projetos que reduzam as emissões de gases poluentes, posteriormente neutralizando seus efeitos com ações que ajudam a retirar gases poluentes da atmosfera, como a recuperação de florestas e a compra de créditos de carbono de países ecologicamente responsáveis, em síntese, equilibra as emissões de poluentes com ações positivas, com o objetivo de anular os danos causados pelas empresas. 

Onde e como é feita? 

Não há programa em âmbito nacional para esta política que padronize ações e diminua efeitos negativos no meio ambiente, sendo assim, é adotada no âmbito privado. Diversas empresas adotam medidas para reduzir a emissão de poluentes, percebendo os benefícios e oportunidades de negócios que advêm destas práticas, além disso, há uma crescente cobrança por parte do consumidor neste sentido. 

Área sendo reflorestada em Natal (Foto: Felipe Pacheco)

As empresas que buscam estratégias sustentáveis recebem diversas formas de retorno. Com o uso mais racional dos recursos, repensando a cadeia produtiva, resulta, não apenas em uma estratégia menos danosa ao meio ambiente, mas, também, em economia na produção; alcançar os patamares de carbono zero ou carbono neutro aumentam a força da marca e são medidas exigidas pelos clientes, não sendo mais suficiente apenas ter preço e qualidade competitivos. Com a vinculação da imagem da empresa com sustentabilidade e defesa do meio ambiente surgem novas oportunidades de parcerias e de negócios, gerando chances de explorar novos segmentos e consolidação de mercado consumidor, como a  Natura que, apontada como A Empresa Sustentável do Ano peloGuia EXAME de Sustentabilidade de2017, sendo a primeira a levar o prêmio pela segunda vez, investe constantemente em projetos pela sustentabilidade, evitando a emissão de mais de 1,2 milhão de toneladas entre 2007 e 2020, e tem a meta de alcançar o carbono zero até 2020. A companhia aérea Gol realizou o primeiro voo carbono neutro do país em setembro e tem como objetivo alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050.  

Principalmente em um momento em que já vemos os efeitos da poluição e do consequente aquecimento global, o Carbono Zero se mostra um objetivo necessário para o fortalecimento das marcas. Já existe uma demanda muito forte por medidas positivas neste sentido, hoje a competitividade de uma empresa está atrelada a seus impactos à natureza e não basta fazer apenas o mínimo, mas buscar sempre inovar e reduzir os impactos e o uso de recursos. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s