Foto de Capa: Infecção de algas em praia de Natal/RN (Foto: Felipe Pacheco)
Por Felipe Pacheco
Nascido no Protocolo de Kyoto de 1997, e sempre presente nas discussões internacionais sobre o clima, o conceito de Carbono Zero ou Carbono Neutro é uma resposta para os efeitos já perceptíveis dos danos causados pela poluição e pelo consequente aquecimento global, estas políticas visam reduzir e, eventualmente, anular a poluição do meio ambiente por carbono. Carbono Neutro tem como definição a tomada de medidas e criação de projetos que reduzam as emissões de gases poluentes, posteriormente neutralizando seus efeitos com ações que ajudam a retirar gases poluentes da atmosfera, como a recuperação de florestas e a compra de créditos de carbono de países ecologicamente responsáveis, em síntese, equilibra as emissões de poluentes com ações positivas, com o objetivo de anular os danos causados pelas empresas.
Onde e como é feita?
Não há programa em âmbito nacional para esta política que padronize ações e diminua efeitos negativos no meio ambiente, sendo assim, é adotada no âmbito privado. Diversas empresas adotam medidas para reduzir a emissão de poluentes, percebendo os benefícios e oportunidades de negócios que advêm destas práticas, além disso, há uma crescente cobrança por parte do consumidor neste sentido.

As empresas que buscam estratégias sustentáveis recebem diversas formas de retorno. Com o uso mais racional dos recursos, repensando a cadeia produtiva, resulta, não apenas em uma estratégia menos danosa ao meio ambiente, mas, também, em economia na produção; alcançar os patamares de carbono zero ou carbono neutro aumentam a força da marca e são medidas exigidas pelos clientes, não sendo mais suficiente apenas ter preço e qualidade competitivos. Com a vinculação da imagem da empresa com sustentabilidade e defesa do meio ambiente surgem novas oportunidades de parcerias e de negócios, gerando chances de explorar novos segmentos e consolidação de mercado consumidor, como a Natura que, apontada como A Empresa Sustentável do Ano pelo Guia EXAME de Sustentabilidade de 2017, sendo a primeira a levar o prêmio pela segunda vez, investe constantemente em projetos pela sustentabilidade, evitando a emissão de mais de 1,2 milhão de toneladas entre 2007 e 2020, e tem a meta de alcançar o carbono zero até 2020. A companhia aérea Gol realizou o primeiro voo carbono neutro do país em setembro e tem como objetivo alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050.
Principalmente em um momento em que já vemos os efeitos da poluição e do consequente aquecimento global, o Carbono Zero se mostra um objetivo necessário para o fortalecimento das marcas. Já existe uma demanda muito forte por medidas positivas neste sentido, hoje a competitividade de uma empresa está atrelada a seus impactos à natureza e não basta fazer apenas o mínimo, mas buscar sempre inovar e reduzir os impactos e o uso de recursos.