Arte da Capa: Marcelo Cinelli
Por: Yago Souza
Laila Rocha Grimaldi Rizzo, atleta de LPO (levantamento de peso olímpico), 14 anos, bateu o recorde nos jogos sul-americanos da juventude no arranco (consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento só, sem apoiá-la em qualquer parte do corpo) e no total dos Jogos. No dia 8 de maio, a atleta participou de sua primeira competição internacional, na cidade de Rosário, Argentina, sendo considerada atleta sub 15 pela seleção brasileira, mas participando principalmente de competições sub 17.
Por influência dos pais, Pedro Rizzo, ex lutador do UFC, e Glaucia Grimaldi, esse estilo de vida sempre fez parte do cotidiano, sendo incentivada a fazer todo tipo de esporte. Começou a praticar o levantamento de peso com 9 anos, após um profissional começar a dar aulas de LPO no crossfit onde a mãe treinava.

A atleta treina a 5 anos no Box Ilha, pelo treinador Leonardo Lopez, que não prioriza só resultados, mas também o bem-estar dos atletas, tendo o máximo de cuidado para que os alunos não tenham nenhum tipo de lesão ao decorrer dos treinos.
Laila entrou para seleção através do Festival Nacional da Mangueira, no final de 2021, sendo reconhecida pelos treinadores encarregados de formar o time de atletas sub 17, para os Jogos. Mesmo batendo o recorde, ficou com a 5° posição, por não ter sido a atleta a levantar a maior somatória de cargas da competição.

Ela diz que o levantamento de peso trouxe inúmeros benefícios físicos e mentais, através da melhora física ou da sensação de pertencimento que o esporte a faz sentir, “quando estou em uma competição, sinto como se eu fosse capaz de fazer qualquer coisa e como se o mundo fosse meu”.
Uma das suas maiores metas é ter a chance de competir em eventos mundiais e nas Olimpíadas. A atleta fala que gostaria muito que LPO tivesse mais reconhecimento, “o levantamento de peso é infelizmente um esporte com pouca visibilidade pela maior parte da população e acredito que com mais reconhecimento, seria muito mais fácil viver uma carreira esportiva”.
Laila busca participar de mais competições importantes, para conquistar o índice necessário para viajar novamente ainda nesse ano.
Laila vai muito além da excelente esportista que está se tornando. É uma menina muito inteligente, amorosa e querida por todos a sua volta. É merecedora de tudo que ganhou e ainda virá em sua vida.
CurtirCurtir