Campeonato carioca de judô: todos em busca de um objetivo 

Foto de Capa: Flashsport

Texto e fotos por Yago Souza

O campeonato carioca de judô ocorreu nos dias 14 e 15 de maio, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na arena do Velódromo. No sábado (14), teve as classes sênior (2001 e anteriores), sub 21, sub 18 e as seletivas para o campeonato Brasileiro sub 18, foram 720 atletas, sendo 504 homens e 216 mulheres.  O resultado do Campeonato Carioca integrará no critério de formação das seleções estaduais das classes Sub 18 e Sênior. 

Alguns atletas que se destacaram 

Gabriela Bottino Vaz, faixa preta de 18 anos, foi medalhista de bronze, pela equipe do Flamengo, na classe sub 21 -56kg. Na sua luta destaque, a atleta estrangulou a adversária, até a finalização. 

Segundo a atleta, sua luta mais dura foi contra a adversária Jessica Pereira, da equipe Reação, por conta da força e experiência da atleta nas competições. Ela sonha em viver de judô e participar das Olimpíadas. 

Willian Miranda, faixa preta de 21 anos, conquistou a medalha de ouro, pela equipe Pinheiro, na classe sênior 90kg. Seu embate mais difícil foi o segundo por conta do seu adversário ser mais velho, ter mais força e técnica, além de ser da seleção brasileira. O atleta diz que essa é sua volta aos tatames e pretende continuar competindo, após ficar parado por dois anos e subir 3 kg de massa magra para a competição. 

Renata Januario, faixa preta de 36 anos, conquistou medalha de ouro, pela equipe Instituto Reação, na classe sênior -78kg. Sua luta com mais visibilidade e destaque foi a final, quando venceu da atual campeã do ranking sub 21 e também medalhista do panamericano, Elisa Ramos do Flamengo. O sonho da atleta é abrir uma academia de judô, na baixada, para que o esporte possa entrar na vida de crianças que não tenham muita renda. 

Luis Felipe, faixa preta de 18 anos, foi medalhista de bronze, pela equipe Instituto Reação, na classe sênior -81kg. Seu melhor confronto e o mais difícil foi o último, na disputa do terceiro lugar, ganhando de wazari no gold score. Sonha em entrar para as Olimpíadas e conquistar muito mais títulos no esporte. 

Vinícius Nelo, faixa marrom de 15 anos, foi medalhista de prata, pela equipe Ilha de judô, na classe Sub 18 -50kg. O destaque fica para sua segunda luta, por aplicar a queda chamada kata otoshi em seu adversário. O judoca diz que seu sonho é representar o país nas Olimpíadas e conquistar uma medalha.  

Veja como é a execução da queda kata otoshi:

Reprodução Youtube / Yanaguimori Judo

Kauã Lemos, faixa preta de 16 anos, foi medalhista de prata, pela equipe Jequiá, na classe sub 18 -81kg. Sua melhor luta foi a primeira, que ganhou em apenas 10 segundos, e a mais difícil foi a final, na qual perdeu por um ponto. Seu adversário foi Matheus Guimarães, atual favorito da categoria e medalhista de ouro no sul-americano.  

O atleta cita uma frase baseada nos códigos do Bushido (código de conduta e modo de vida para os samurais):

“Vejo no esporte uma oportunidade para as pessoas seguirem o lado certo da vida, através do respeito e da disciplina que a arte marcial forma no cidadão”. 

Lucas de Oliveira Gomes, faixa preta de 17 anos, foi medalhista de bronze, pela equipe Jequiá, na classe sub 18 -66kg. Sua melhor luta foi a quarta, pois lutou contra um adversário com o qual já tinha confrontado duas vezes e havia perdido em ambas, mas dessa vez conseguiu a vitória.  

O atleta diz para os mais jovens que estão começando a entrar nesse mundo que “não desistam. Seu sonho é possível, corre e vai atrás. Eu já pensei em desistir no ano passado, até então foi um ano muito difícil para mim, onde não medalhei o ano todo”. 

O judoca sonha em participar das Olimpíadas, conseguir se tornar campeão e ainda competir sempre nos campeonatos nacionais, defendendo o estado do Rio de Janeiro. 

Um comentário sobre “Campeonato carioca de judô: todos em busca de um objetivo 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s