Max Verstappen vence GP da Espanha e assume liderança do campeonato 

Foto de Capa: Twitter F1/Reprodução

Por Lucas Dantas

Max Verstappen venceu no domingo, dia 22, o Grande Prêmio da Espanha, com direito a dobradinha da Red Bull. O holandês conquistou sua segunda vitória no país e sua 24ª vitória em 51 corridas, assumindo a liderança da categoria mais popular do automobilismo mundial. Sérgio Pérez chegou em segundo, marcando a segunda dobradinha na temporada para a equipe austríaca, e George Russell, da Mercedes, completou o pódio.  

A largada teve um misto de sensações para a Mercedes, que viu George Russell começar bem a corrida e um choque entre Lewis Hamilton e Kevin Magnussen, que furou o pneu do britânico e, consequentemente, levou o heptacampeão mundial de 6º para 19º, continuando sua maré de azar. Na 9ª volta, Max Verstappen levou seu carro para fora da pista após escorregar em uma curva, fazendo com que ele se distanciasse da briga pela primeira colocação.  

Russell e Verstappen protagonizaram uma ótima disputa pela 2ª posição entre as rodadas 19 e 24. Foram 3 voltas com o jovem britânico se defendendo bem do atual campeão mundial, que possuía problemas no DRS durante a briga pelo segundo lugar, porém na 24ª, Verstappen conseguiu finalmente ultrapassar o piloto da Mercedes na reta, mas na curva seguinte, Russell deu o troco e continuou com a vice colocação da corrida.  

Tudo parecia correr bem para a Ferrari de Charles Leclerc, porém na volta 29, o carro do monegasco perdeu potência, obrigando o jovem piloto a abandonar o GP da Espanha. Russell assumiu a 1ª colocação da prova, contudo, 2 rodadas depois, Pérez, após boa manobra em cima do piloto da Mercedes, alcançou a primeira posição, mas sua liderança não durou tanto, pois o mexicano necessitou ir aos boxes, fazendo com que Verstappen, que estava logo atrás de seu companheiro depois de ultrapassar Russell, que também precisou fazer pit stop, assumisse a ponta e não largasse mais.  

Destaque para as ótimas corridas de recuperação de Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Alonso, da Alpine, largou na última posição, devido a uma punição por trocar de motor, e finalizou a corrida na 9ª colocação. Hamilton conseguiu um resultado espetacular, após os problemas na primeira volta, e cruzou a linha de chegada na quinta posição. Ex-piloto da Mercedes, Bottas, da Alfa Romeo, fez uma boa corrida, mesmo com as dificuldades de seu carro, e terminou em 6º.  

A próxima etapa da Fórmula 1, que será realizada em Mônaco nos dias 27, 28 e 29 de maio, contará mais um capítulo dessa rivalidade entre Leclerc e Verstappen, que promete ser intensa. 

Resultado final da corrida

Classificação do Campeonato Mundial de Pilotos 

Pilotos Pontos 
Max Verstappen 110 
Charles Leclerc 104 
Sergio Perez 85 
George Russell 74 
Carlos Sainz 65 
Lewis Hamilton 46 
Lando Norris 39 
Valtteri Bottas 38 
Esteban Ocon 30 
Kevin Magnussen 15 
Daniel Ricciardo 11 
Yuki Tsunoda 11 
Pierre Gasly 
Sebastian Vettel 
Fernando Alonso 
Alexander Albon 
Lance Stroll 
Guanyu Zhou 
Mick Schumacher 
Nicholas Latifi 

Classificação do Campeonato Mundial de Construtores 

Equipes Pontos 
Red Bull 195 
Ferrari 169 
Mercedes 120 
McLaren 50 
Alfa Romeo 39 
Alpine 34 
Alpha Tauri 17 
Haas 15 
Aston Martin 
Williams 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s