Foto de Capa: NBA Twitter
Por Raphael Matheus
O Boston Celtics derrotou o Golden State Warriors por 120-108 fora de casa e venceu o jogo 1 na quinta-feira (02/06) com destaque para a atuação dominante da equipe visitante no 4º período, quando venceram por 40-16. Além da performance avassaladora no último quarto, as 13 assistências de Jayson Tatum foram determinantes para o resultado e ilustram a maturidade e evolução do astro, que achou uma forma de ajudar sua equipe mesmo com percentual baixo de aproveitamento em seus arremessos (3-17, 17.6%). Combinando o começo agressivo de Jaylen Brown no 4º período, quando o camisa 7 participou de 20 dos 23 primeiros pontos de Boston, com as performances de atletas secundários como Al Horford (26 pontos – 12 no último quarto), Derrick White (12) e Marcus Smart (18), o Boston Celtics conseguiu virar a partida e largou na frente nas Finais da NBA.
No primeiro quarto, o Golden State teve como principal objetivo envolver Stephen Curry na partida e o astro marcou 21 pontos e 2 assistências nos primeiros doze minutos de jogo, participando de 26 dos 32 pontos totais dos Warriors no período em que a equipe mandante venceu por 32-28. Todavia, o camisa 30 não deu sequência ao bom início de partida e terminou o segundo quarto com nenhum ponto e os Celtics venceram por 28-22 o segundo período devido a contribuição ofensiva de Jaylen Brown, as quatro assistências de Jayson Tatum e os jogadores complementares combinando para 7 de 9 nos arremessos de quadra, ilustrando quase 80% de aproveitamento.
Apesar da atuação dominante de Golden State no terceiro período, quando Stephen Curry e Andrew Wiggins lideraram os Warriors para vencer o quarto por 38-24, Boston apresentou uma performance ainda mais surpreendente no período seguinte, quando aplicou 40-16 nos mandantes graças aos arremessos convertidos ao longo dos doze minutos finais por jogadores como Al Horford, Payton Pritchard, Marcus Smart e Derrick White. Apesar da contribuição fundamental dos coadjuvantes, a performance de Jaylen Brown tornou a virada possível quando o astro anotou 10 pontos e 5 assistências somente nos doze minutos finais e deu o pontapé inicial para a virada da equipe.
Para Golden State, o destaque positivo foi a atuação de Stephen Curry com 34 pontos. Porém, para os Warriors vencerem a série e se tornarem campeões, Jordan Poole e Klay Thompson precisam elevar seus níveis de atuação, já que ambos combinaram para apenas 24 pontos no jogo 1.