Verstappen segura Sainz e garante a vitória no GP do Canadá 

Foto de Capa: Clive Rose/Getty Images

Por Lucas Dantas

No domingo, 19/06, Max Verstappen conquistou a vitória no Grande Prêmio do Canadá. O atual campeão mundial conseguiu segurar todas as investidas em cima dele, principalmente as de Carlos Sainz, e cruzou a linha de chegada no lugar mais alto do pódio. O espanhol da Ferrari chegou logo em seguida, na segunda colocação, e Lewis Hamilton em terceiro para fechar os três primeiros colocados. 

A corrida começou sem muitos sustos, principalmente para o pelotão da frente. Na 3ª volta, Sainz aproveitou a liberação da asa-móvel e ultrapassou Fernando Alonso, que voltou à primeira fila após quase 10 anos na classificação de sábado. Essa passagem gerou uma ótima disputa pela vice colocação entre os dois pilotos e Lewis Hamilton, que estava logo atrás dos espanhóis. Na rodada 9, a caixa de câmbio do carro de Sérgio Perez quebrou, obrigando o “Checo” a abandonar a corrida. Não foi um bom fim de semana para o mexicano, que, além do péssimo resultado, também teve um desempenho abaixo do esperado nos treinos classificatórios.  

Entre as voltas 23 e 24, Alonso foi ultrapassado por Sainz e Hamilton, e caiu para a quarta colocação. Definitivamente não foi uma boa estratégia da Alpine, visto que o jogo de pneus do espanhol já estava desgastado e o mesmo não decidiu parar quando o Safety Car Virtual entrou em ação na prova por duas vezes.  

Passada mais da metade da corrida, Verstappen foi chamado aos boxes após ter reclamado dos pneus. O piloto da Red Bull voltou na frente de Lewis Hamilton, mas o heptacampeão mundial tracionou melhor e passou. Logo em seguida, o atual campeão da categoria deu o troco no britânico, assumindo novamente a vice-liderança.  

A 49ª volta foi marcada pela batida de Yuki Tsunoda, da AlphaTauri. O acidente obrigou o carro do Safety Car a entrar na prova pela primeira vez. Carlos Sainz, líder até então, aproveitou isso e foi para os boxes. Após a bandeira verde, o piloto da Ferrari ficou colado logo atrás de Max Verstappen na briga pela liderança, mas não houve oportunidade real para ultrapassagem. Verstappen seguiu com seu adversário bem perto até a última volta, porém o holandês não levou sustos e faturou mais uma vitória na temporada. 

Sainz em busca de Verstappen e da liderança – Reprodução F1 

Ótimas corridas para Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Zhou Guanyu. Hamilton conseguiu terminar uma prova no pódio pela primeira vez após 7 corridas, desde a primeira etapa do Bahrein. Leclerc chegou em 5º lugar após largar em último devido a uma punição por ter trocado todos os componentes da sua unidade de potência. Zhou Guanyu finalizou na nona colocação e conseguiu o melhor resultado da sua carreira na principal categoria do automobilismo.  

Em 2 semanas, a Fórmula 1 retorna para o GP da Grã-Bretanha, nos dias 1, 2 e 3 de julho. Fica no ar se veremos mais uma vitória de Max Verstappen rumo ao bicampeonato da categoria.  

Resultado da corrida – Portal Tomada de Tempo

Classificação do Campeonato Mundial de Pilotos 

Pilotos Pontos 
Max Verstappen 175 
Sérgio Perez 129 
Charles Leclerc 126 
George Russell 111 
Carlos Sainz Jr 102 
Lewis Hamilton 77 
Lando Norris 50 
Valtteri Bottas 44 
Esteban Ocon 39 
Fernando Alonso 22 
Pierre Gasly 16 
Kevin Magnussen 15 
Daniel Ricciardo 15 
Sebastián Vettel 13 
Yuki Tsunoda 11 
Zhou Guanyu 
Alexander Albon 
Lance Stroll 
Mick Schumacher 
Nicholas Latifi 

Classificação do Mundial de Construtores 

Equipes Pontos 
Red Bull 304 
Ferrari 228 
Mercedes  188 
McLaren 65 
Alpine 61 
Alfa Romeo 47 
AlphaTauri 27 
Aston Martin 16 
Haas 15 
Williams 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s