FACHA lança curso de extensão sobre audiodescrição para produtos audiovisuais

Foto de Capa: Divulgação

Por Lucas Furtado Isaias 

A Lei de Acessibilidade, sancionada em 2015, deu uma série de direitos às pessoas com deficiência, entre elas o recurso da audiodescrição (AD) que se tornou obrigatório em filmes, séries e programas de TV. Desde então, a produção de roteiro de audiodescrição tem crescido, com as empresas se adequando e expandindo a utilização do recurso.  

Em meio a esta expansão, a FACHA lançou um curso de extensão que introduz noções de roteiro para este recurso fundamental para a inclusão dos deficientes visuais nos produtos audiovisuais. O curso será ministrado pela jornalista Paula Gorini, pela tradutora e produtora de roteiros de audiodescrição, Gabriela Baptista, e pelo consultor em audiodescrição e membro do Laboratório de Audiodescrição e Produção de Outras Tecnologias Assertivas (LadTecs) da UFRJ, Alessandro Camara. A extensão é voltada aos estudantes de graduação em Comunicação, em especial aos que vão trabalhar com o mercado audiovisual, entretanto é aberto também a outros interessados na área.  

As aulas terão começo em 27 de agosto, aos sábados, das 9h às 13h, durante dez semanas com momentos de teoria e prática. Alunos de graduação da Facha podem usar a conclusão do curso como matéria eletiva de dois créditos. O valor é R$ 750,00, podendo ser parcelado em até 2 vezes e R$ 600,00 para alunos e ex-alunos da FACHA. Os interessados que preferirem pagar à vista têm desconto de 10%.  

 No segmento teórico, o programa propõe introdução à legislação sobre acessibilidade e seus usos na comunicação, normas ABNT na AD, semiótica e noções introdutórias da teoria dos signos, AD como tradução semiótica, elementos básicos de roteiro e linguagem cinematográfica básica e o Guia da Ancine para a audiodescrição.  

Na parte prática, os alunos terão exercícios introdutórios para a prática da Audiodescrição, análise de imagens dinâmicas, ou seja, a imagem movimento e a sintonia entre som e imagem, práticas de roteiro de AD, além de tarefas contínuas de prática corrigidas e debatidas em sala de aula.  

As inscrições podem ser feitas no site dos cursos de extensão da FACHA ou na secretária dos cursos de extensão da FACHA localizada no prédio da instituição na Rua Muniz Barreto, 51, Botafogo.   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s