
Por Rodrigo Botto
Os alimentos funcionais, também chamados de super alimentos, são aqueles que produzem efeitos benéficos à saúde além de suas funções nutricionais básicas. Ajudam a reduzir os riscos de desenvolver doenças crônicas degenerativas como câncer e diabetes.
Para as pessoas que convivem com essas doenças, uma dieta rica em alimentos funcionais ajuda a controlar os níveis de colesterol e açúcares, produzindo assim vários benefícios à saúde integral.
Alguns alimentos têm capacidade de estimular nosso sistema imunológico aumentando as defesas do nosso organismo e produzindo assim ação antiinflamatória como, por exemplo, as amêndoas e alguns óleos como o de linhaça e o ômega 3.
Os tomates e as frutas de cor vermelha trazem uma substância chamada licopeno que atua como antioxidante reduzindo o risco de desenvolver certos tipos de câncer como o de próstata.
A couve-flor, o brócolis e o repolho são vegetais responsáveis por fazer uma verdadeira faxina em nosso intestino estimulando a produção de bactérias benéficas e melhorando a imunidade. São indutores de enzimas protetoras contra o câncer de mama.
As fibras solúveis ajudam no controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) e podem contribuir para o controle da obesidade gerando a sensação de saciedade. Elas estão presentes em alimentos como aveia e algumas leguminosas como feijão, soja e ervilha.
Os alimentos pré-bióticos são aqueles que produzem e estimulam o desenvolvimento de bactérias “do bem” em nosso intestino. O leite e seus derivados fazem parte desse grupo de alimentos, assim como a cebola e os cereais integrais.
Pró-bióticos são microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio intestinal. Esses microrganismos estão presentes nos iogurtes e nas bebidas fermentadas.
A lista de super alimentos é grande e dependendo da necessidade específica de cada um, o médico nutrologista ou o terapeuta da nutrição (nutricionista) indicará os melhores alimentos a serem inseridos de forma regular pois os mesmos não substituem os remédios e os tratamentos clínicos.
A seguir apresentamos duas receitas de Sucos Funcionais que podem auxiliar no emagrecimento e para diminuir o colesterol ruim.

Receita de suco funcional (Detox) para perda de peso:
Ingredientes:
Uma maçã vermelha
½ limão
½ pepino
2 folhas de couve
1 colher de sopa de semente de chia
100ml de água de coco
1 pitada de gengibre em pó
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Benefícios: A combinação de ingredientes ricos em fibras como as frutas e a chia juntamente com um termogênico (gengibre) é o que o seu organismo precisa para se livrar dos quilinhos extras.
Receita de suco funcional (Detox) para diminuir o colesterol ruim:
Ingredientes:
3 fatias de melancia
1 colher de chá de gengibre
1 colher de sopa de linhaça
Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Benefícios: Além da melancia que promove a hidratação do organismo e cuida da saúde dos rins, a receita também possui a linhaça que ajuda a melhorar a pressão arterial e combate os níveis altos do colesterol ruim.