Por Kacieny Monteiro
O último dia do festival 3i 2023 (07/05), começou com a mesa “Como Lançar Uma Iniciativa Jornalística e Os Desafios Enfrentados No Caminho”, Thais Siqueira foi a mediadora e Vinícius Martins, Ale Higareda e Jordy Melendez contaram suas experiências ao enfrentar os desafios de gerenciar negócios no mundo jornalístico.
Thais Siqueira é jornalista e articuladora, também é co-fundadora e coordenadora de produção de multimídia do Desenrola E Não Me Enrola, organização de jornalismo periférico que cria espaços de reflexão, promovendo a diversidade e inclusão dos jovens periféricos. Thaís apresentou os convidados e solicitou que falassem sobre os desafios enfrentados e o que os fazem questionar o potencial de seus projetos.
Vinícius Martins, jornalista, sócio, cofundador e gerente da agência de audiovisual Alma Preta, já foi também videojornalista para a Folha De São Paulo, contou um pouco de sua trajetória, mas ressaltou que, para entender o projeto que faz jornalismo voltado aos afrocentrados:
“é preciso falar de Brasil”
Vinícius Martins
O coletivo Alma Preta contextualiza e insere as causas e os pensamentos da negritude de um país que historicamente sofreu e sofre com o racismo. Desde o início o grupo enfrentou desafios, sendo eles institucionais, financeiros e também por ser um veículo negro de comunicação. Por isso, segundo ele:
“Resolvemos politizar as inquietações de cada um”.
Vinícius Martins
Pensando na trajetória do Alma Preta, Vinícius enumerou pontos fundamentais a se observar:
- Regularização da empresa: é preciso se entender enquanto empresa e se regulamentar.
- Planejamento estratégico: planejar e mapear seus passos e projetos.
- Diversificação de receitas: distribuir as formas de investimento e de empreendimentos para não depender de uma só fonte e se proteger de mudanças inesperadas.

Ale Higareda, fundadora e diretora do meio digital Malvestida, um amplificador das mais diversas vozes sobre inclusão e igualdade de gênero, destacou que resiliência é o principal para se empreender no jornalismo. Para ela:
“Quando você empreende vive vários lutos do que poderia ter sido, mas com esses lutos se pode ver as coisas de outro ângulo”.
Ale Higareda
Com mais de uma década de experiência em publicações digitais e como palestrante e mentora para temas relacionados ao empreendedorismo, mídias sociais e igualdade de gênero, Ale, de uma forma bem gentil, incentivou a todos a aceitarem suas falhas, deu exemplos dos erros e desafios que já superou e disse uma frase que marcou sua vida:
“todos os problemas mais difíceis que você achou que não pudessem ser superados, você já enfrentou e superou, por que nesse seria diferente?”
Ale Higareda
Jordy Melendez, é formado em relações internacionais e fundador da Factual, organização criadora de redes entre mídias e jornalistas da América Latina, lembrou que o mais importante é manter a saúde mental. Ele, que já ministrou workshops sobre inovação e modelos de negócios por alguns países da América Latina, falou sobre como foi seu início no jornalismo e alertou que a gestão de um negócio jornalístico precisa de habilidades:
“um dos desafios mais importantes é aprender sobre gestão e outras áreas para além do jornalismo”
Jordy Melendez
Jordy também trouxe, em tópicos, conselhos a serem seguidos:
- Tentar se dar um tempo e entender que menos é mais quando se trata da linha editorial.
- É importante dialogar com a equipe e aprender a empreender.
- Identificar o valor do seu projeto. O diferencial.
- Se capacitar em coisas que sejam além da comunicação.
- Ser flexível e paciente, pois mudanças inesperadas acontecem.
A mesa apresentou as mais diversas experiências em criar, gerir e desenvolver sua iniciativa jornalística, além de auxiliar nos caminhos da sustentabilidade financeira.
A palestra na íntegra, está disponível no Youtube.
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