Frida Kahlo: Uma experiência imersiva

Crédito da Foto: aguiarbuenosaires.com

Texto e fotos Por Beatriz Neves

Inaugurada em 30 de junho, pelo Ministério da Cultura em parceria com o Bradesco, e com duração até 1 de outubro, a exposição sobre a vida da artista mexicana Frida Kahlo chega ao Rio de janeiro após temporadas na Europa, América do Norte, América Latina, São Paulo e Salvador. 

Localizada no Forte de Copacabana, a exibição conta com textos bibliográficos sobre os mais diversos aspectos da vida da artista, de sua infância a seu legado para o mundo moderno. Além de painéis interativos, fotos e objetos que integram o espectador ao cenário e proporcionam uma visão imersiva de cada fase da vida de Kahlo. 

Retrato de Frida envolto em Milagritos (pequenas esculturas típicas)

Ainda no início do tour, vemos um grande altar fúnebre típico mexicano, com diversos elementos que remetem a Frida, e à cultura de seu país. 

No altar é disposto uma grade foto de Frida ao centro, um busto, pequenas figuras da artista, flores amarelas e vermelhas, cactos e frutas tropicais

                                                                                                                                              Ao longo do trajeto são expostos diversos estilos e linguagens artísticas diferentes. Como o painel de led e as “radiografias”, além de painéis digitais criados por inteligência artificial e uma sala inteiramente dedicada à moda e modelos inspirados em Kahlo. 

Rosto de Frida em led
O retrato replica a radiografia de uma pessoa de lado, com borboletas ao redor

A sala da moda é dedicada aos icônicos trajes da artista. Em parceria com a Mabô, marca de vestuário independente brasileira, a exposição conta com 6 manequins com looks da marca inspirados nas vestimentas da artista.  

O amor de Frida Kahlo pela arte não excluiu a moda. Usando suas roupas como expressão de si como um todo, impedindo os olhares direcionados apenas para suas deficiências, mas para vê-la como era: pura arte. 

A escolha da marca Mabô para a confecção das peças conversa diretamente com a vida da artista. Vestidos e saias bordados e pintados à mão por mulheres, como a própria Frida fazia os seus. 

Os visitantes se tornam artistas na sala inspirada na escola “La esmeralda”, onde Frida deu aulas de pintura para crianças. São dispostos retratos em branco e giz de cera coloridos para o público e ao final, o retrato é transformado em um painel digital. 

A sala é decorada como a escola de pinturas La esmeralda

Ao final da exposição é exibido um vídeo de aproximadamente 15 minutos em realidade virtual. O programa é uma imersão cultural recomendada para toda a família e que proporciona uma visita à vida do ícone mundial que é Frida Kahlo. 

A exposição continua até o dia 1 de outubro no Forte de Copacabana. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla e variam de R$ 90,00 (inteira) à R$ 45,00 (meia entrada), e também é necessário a escolha do horário pela plataforma.  

2 comentários sobre “Frida Kahlo: Uma experiência imersiva

Deixe um comentário