A (r)evolução silenciosa e o impacto da I.A. no futuro da comunicação

Por Carlos Gabriel Toledo 

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução silenciosa que está moldando profundamente a forma como desafios e oportunidades em uma ampla gama de campos do conhecimento são abordados. A ascensão da inteligência artificial tem sido um fenômeno notável, transformando não apenas a maneira como realizamos tarefas cotidianas, mas também a maneira como exploramos e expandimos nossos horizontes intelectuais. À medida que a IA se estabelece como uma força motora em setores tão diversos como medicina, educação e economia, é fundamental explorar e compreender o impacto dessa tecnologia em evolução exponencial em nosso mundo. Pensando nisso, a professora de comunicação da Facha, Ana Cristina Rosado, decidiu fazer uma brincadeira com a sua turma de Assessoria de Comunicação no primeiro semestre de 2023: um e-book escrito inteiramente por inteligência artificial. 

Desde o início das aulas, a professora comentou sobre a tecnologia, seja em ambientes profissionais, pessoais ou por puro entretenimento. Em diversas aulas ela comentou que recebia provas e trabalhos nos quais sentia que haviam sido feitos, inteiramente, pelo Chat GPT. Mas, diferente de alguns professores e até profissionais de áreas que são diretamente afetados pelo uso e abuso de Inteligência Artificial, como design, Ana Cristina motivou o uso da ferramenta e disse que ela mesma costuma usar em diversos trabalhos. Porém, a professora sempre ressaltou a cautela ao usar o instrumento e nunca depender 100% dele para nada. No decorrer do semestre, ela apresentou as principais ferramentas e ensinou a melhor maneira de como fazer um bom uso, com os comandos certos para diferentes funcionalidades. 

Quando o semestre estava perto do fim, em um de seus exercícios diários, Ana Cristina fez a sugestão da escrita de um livro feito inteiramente pelo Chat GPT, a principal ferramenta usada em suas aulas. Mesmo com certa descrença, a turma gostou da ideia. Para uma escrita organizada e mais coerente o possível, os alunos foram distribuídos e ficaram responsáveis por capítulos que a própria professora trouxe. Dependendo da complexidade do capítulo e da proposta inicial da professora, até três alunos ficaram responsáveis por “escrever” essa parte do livro. Em menos de 1 mês, o e-book ‘Inteligência Artificial e o Futuro da Comunicação’ foi escrito, contendo 20 capítulos divididos em pouco mais de 40 páginas. O livro é uma reflexão sobre o uso do Chat GPT na era do jornalismo digital e moderno. 

Nota do redator: A cada dia, a cada semana e a cada mês que passa, o uso da I.A. se torna mais frequente. A ferramenta, principalmente o Chat GPT, é uma grande facilitadora para inúmeras tarefas do cotidiano profissional em diversas áreas, seja ela dependente de tecnologia ou não. Mas, assim como praticamente tudo na vida, o uso deve ser moderado e da maneira correta. Parte deste texto foi feito usando o Chat GPT. A brincadeira e o desafio para você, leitor que chegou até aqui é: você consegue dizer qual parte do texto foi escrita por inteligência artificial e o motivo de achar isso? Comente aqui embaixo. 

Confira o livro ‘Inteligência Artificial e o Futuro da Comunicação’ clicando aqui. Boa leitura! 

2 comentários sobre “A (r)evolução silenciosa e o impacto da I.A. no futuro da comunicação

Deixe um comentário