Foto Capa: reprodução/apoteose.com
Por Bernardo Magno
Após três carnavais na Viradouro, o carnavalesco Joãosinho Trinta estreia na escola de Caxias com o enredo “Gentileza, O profeta do Fogo” propagando que mesmo com a evolução técnica que o homem desenvolveu no terceiro milênio, ainda é possível observar mazelas e pobrezas. É somente com a gentileza espalhada pelo Profeta Gentileza nas ruas do Rio de Janeiro, que a sociedade melhoria.
Encerrando o Carnaval 2001, a Grande Rio começava seu desfile às 5h da manhã de 27/02/2001. A escola na época tinha apenas 13 anos de existência e vinha para o seu 9° Carnaval seguido no grupo especial. Uma curiosidade é que durante o desfile, a Grande Rio contratou agentes da NASA para sobrevoar a avenida durante 5 vezes como forma de impactar o público presente na Sapucaí.
A comissão de frente intitulada “O fogo e a espiritualização” mistura esses 2 elementos por conta de um evento marcante na vida do Profeta, pois a partir de um incêndio em um cinema em Niterói, sua vida mudou.
Ao longo do Desfile, Joãosinho Trinta trouxe a evolução humana ao longo dos tempos passando pela Roma Pagã e pela Idade média fazendo uma ironia “Idade média ou idade mídia?”. E como apesar de ter evoluções tecnológicas a sociedade ainda é egoísta e conhece a fome.
A escola terminou a apuração gabaritando comissão de frente, Fantasias, enredo e bateria e assim na 6° colocação e ficando a 4 pontos de desfilar no sábado das campeãs.
Assista o desfile na íntegra:
