Uma nova era em Madri: o show da Fórmula 1 nas ruas da capital espanhola

Foto capa: F1 Pirelli Press Media

Por Natália Magnani

O Grande Prêmio da Espanha de 2026 marcou mais uma virada de chave da era moderna da Fórmula 1 ao estrear a inédita pista semiurbana de Madri. Construído nas imediações do pavilhão de exposições IFEMA, o traçado do Circuito Madring combina retas longas, zonas de desaceleração forte e trechos técnicos ladeados por muros, exigindo precisão absoluta dos pilotos e um acerto de pressão aerodinâmica impecável por parte das equipes.

Pitstop de Lando Norris. Foto: F1 Pirelli Press Media

As arquibancadas ficaram lotadas ao longo de todo o fim de semana, com o marco de 353 mil pessoas presentes ao longo dos três dias de evento – grande maioria na torcida pelos pilotos da casa Fernando Alonso e Carlos Sainz. A empolgação do público local reafirma o enorme apelo da categoria no país, que agora conta com duas etapas no calendário. O contrato firmado entre os organizadores e a Fórmula 1 assegura a permanência da capital espanhola no calendário por pelo menos dez anos, garantindo a prova na cidade até 2035.

Apesar das críticas pela falta de ultrapassagens, a corrida reservou momentos que reafirmaram o domínio da temporada 2026. Kimi Antonelli, piloto italiano da Mercedes e líder do campeonato conquistou mais uma importante vitória para disparar na tabela. O tetracampeão Max Verstappen fez uma prova sólida cruzando em segundo lugar e sendo eleito como o piloto do dia pela torcida. Lando Norris, que havia conquistado a pole position com a McLaren, completou o pódio em terceiro após perder tempo valioso em sua troca de pneus.

Lewis Hamilton em sua Ferrari. Foto: F1 Pirelli Press Media

Entre as surpresas da prova, o primeiro abandono de Lewis Hamilton na temporada foi a mais marcante. O piloto britânico enfrentou falhas no sistema de freios de sua Ferrari logo no terço inicial da corrida, sendo forçado a recolher o carro para a garagem. Além disso, o brasileiro Gabriel Bortoleto concluiu a disputa na 13ª colocação em seu ano de estreia com a Audi, equipe que promete se dar adaptar bem na nova era de regulamentos de motores da Fórmula 1.

Deixe um comentário