Direção esclarece dúvidas sobre transferência da Facha Méier para Botafogo

Por Andressa Ruivo e Mariana Braga

Com a crise que o país entrou devido à pandemia do coronavírus, a unidade da FACHA no Méier fechou as portas, porém seus alunos e funcionários não ficarão desamparados. A diretora de planejamento e controle, Karla Redig, e o coordenador do curso de Jornalismo, Leandro Lacerda, esclareceram alguns questionamentos em torno da transferência para a unidade de Botafogo e aproveitaram também para sanar dúvidas sobre a demissão de alguns professores da unidade.

A grade da instituição passou por uma grande reestruturação para conseguir formar turmas completas e, se preciso, abrir turmas extras. Karla conta que foi um trabalho matemático para fazer um planejamento com todos os alunos da instituição a fim de analisar as turmas que seriam ofertadas neste semestre de acordo com a necessidade dos alunos, de modo que ninguém fosse prejudicado, de nenhuma das unidades. Segundo a diretora, esta análise começou de trás para frente pensando nos estudantes que estivessem há um ano de se formar, para não atrasar a formatura destas pessoas. 

De acordo com Leandro, as vagas nas turmas são oferecidas de acordo com a procura e as necessidades dos alunos em cursar as disciplinas, mas para abrir uma turma extra a instituição precisa de um quórum mínimo. Por conta disso, algumas turmas acabam lotando por não ter uma quantidade suficiente para a abertura de outra. Por isso, é importante estar ciente de suas pendências com a faculdade antes de começar a definição do plano de estudos, para que não haja imprevistos e dificulte a renovação de matrícula. “Isso quer dizer que a gente também precisa se programar, programar a melhor forma possível para o aluno e garantir para aqueles que se organizaram as melhores condições”, disse o coordenador. 

Pensando no bem estar dos alunos do Méier, a faculdade propôs facilitações e vantagens para todos. A mensalidade de quem veio da unidade fechada continuará a mesma e ainda terá um desconto especial até o fim da graduação, e quem desejar mudar de curso ou turno terá mais facilidade para esta troca. Todas as informações podem ser encontradas no FAQ, disponibilizado pela FACHA.  Outras medidas adotadas para tornar a transferência de campus confortável foram as reuniões remotas. Mesmo com a pandemia eles tiveram todo o cuidado para assistir o corpo discente do Méier. Através de reuniões remotas semanais, os coordenadores de cada curso se encontram com os alunos no Microsoft Teams para sanar todas as dúvidas que possam surgir. Para saber o horário dos encontros procure o coordenador do seu curso. 

Para os professores e funcionários da unidade Méier, a direção fez o máximo possível para não prejudicar ambas as partes. Os funcionários de limpeza, portaria e segurança foram alocados para o Colégio Hélio Alonso, localizado no Méier, além de evitar o corte destas pessoas, não alterou seu deslocamento casa-trabalho. Quanto aos professores, ao contrário do que circulou pelas redes sociais da faculdade nos últimos dias, o número de docentes desligados foi pequeno e não teria sido ético divulgar os nomes, como os alunos pediram. Leandro explicou que as demissões foram necessárias para a manutenção da instituição aberta e que todos os professores foram respeitosamente assistidos e comunicados individualmente.

Karla e Leandro deram bastante atenção para o uso das redes sociais. É comum ver o pronunciamento de muitos estudantes pedindo ajuda ou resolução de problemas dentro do Facebook, por exemplo, mas a diretora e o coordenador disseram que o meio serve apenas para orientação, não cabe a nenhum funcionário resolver uma questão particular do aluno através de um canal público e não oficial da instituição. O que os docentes procuram fazer nas redes sociais é encaminhar o aluno para a direção certa e responder qual o setor ele deve procurar. 

Em relação à volta das aulas presenciais, Karla é enfática: “Nós não vamos voltar enquanto não houver segurança. Não existe a possibilidade de retorno da FACHA se a pandemia não estiver controlada”. A decisão é justamente para preservar os alunos, professores e funcionários que fazem parte do grupo de risco, pois a instituição não tem quantidade e tamanho suficiente de salas para fazer o sistema de ensino híbrido. Apesar disso, os funcionários já têm um protocolo de retorno, com as medidas de segurança necessárias, para atender às demandas neste período conturbado.

As empresas tiveram que se reinventar durante a pandemia e a FACHA não ficou atrás, promovendo lives e eventos online para incentivar os estudos e aquisição de conhecimento mesmo em casa. Para o semestre que está entrando, os estudantes podem esperar que esses eventos continuem acontecendo, assim como a Semana Acadêmica, que pelo calendário letivo acontece sempre em Outubro, neste período acontecerá online. Ainda que esteja em uma situação difícil e desfavorável, a instituição não abre mão de manter os alunos integrados com a faculdade, mesmo que remotamente.

Para finalizar, Leandro deixa claro que a instituição preza sempre pelo respeito entre os alunos e que existe apenas uma FACHA, pela qual devemos preservar as coisas boas para que tenhamos um espaço de bom convívio entre as tribos distribuídas pela faculdade. Todo trabalho está sendo feito para que haja a melhor recepção possível para os alunos do Méier. 

Dúvidas mais frequentes em relação a mensalidades, descontos e afins podem ser sanadas pelo FAQ disponível na Secretaria Virtual exclusivamente para os alunos do campus Méier. E para qualquer outra questão que não esteja presente no FAQ, entre em contato pelos e-mails ouvidoria@facha.edu.br ou vemprabotafogo@facha.edu.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s