FACHA De Portas Abertas traz conhecimento e reflexão durante as férias

A live “Faz Direito, Meninx!” com Luciana Picanço e Luana Neto realizada em 06/08 (Foto: Reprodução)
live “Faz Direito, Meninx!” com Luciana Picanço e Luana Neto realizada em 06/08 (Foto: Reprodução)  

Por Lucas Furtado

Abrir os horizontes, mostrar o que a instituição tem de melhor e poder levar conhecimento a futuros alunos e a toda a sociedade, estes são os propósitos do FACHA De Portas Abertas. O evento, que já teve várias edições presenciais, está de volta, seguindo com os mesmos propósitos, mas por conta da pandemia do coronavírus e das restrições a eventos presenciais, o evento este ano foi realizado de maneira virtual.  

Em seis transmissões, os espectadores tiveram conversas que abordaram os mercados de assessoria de imprensa no esporte e de direito, aprenderam sobre marketing no Instagram e liderança humanizada e conversas sobre jornalismo e economia criativa em tempos de pandemia. Os eventos ocorreram no canal da FACHA no Youtube, de 27 a 31 de julho e em 6 de agosto, e valeram cinco horas complementares cada.   

Além de propiciar conhecimento e de mostrar o melhor da instituição, o projeto amplia a presença digital da FACHA nas mídias digitais: “Com este desafio que vem tendo, a gente vinha pensando em um modelo para usar os nossos canais para mostrar um pouco dos conteúdos que a gente tem para novos alunos e abrir e estruturar nossos canais para os nossos alunos. A gente testou o modelo usando o FACHA Lives, nosso primeiro projeto criado pensando 100% no digital e funcionou esse modelo e decidiu replicá-lo agora”, afirmou Victor Câmara, coordenador do FACHAHub.  

O projeto de ampliação de conteúdo digital na FACHA começou no ano passado com a adoção de uma linguagem mais informal e próxima dos alunos nas postagens da instituição nas redes sociais. Neste ano, entre maio e junho, o FACHA Lives com uma série de lives sobre temas ligados aos cursos da instituição em seu canal no Youtube, o que foi um marco na instituição com os seus primeiros eventos, exclusivamente, digitais. Victor afirmou que, quando as atividades presenciais da FACHA voltarem à normalidade, dos eventos voltarem a ser realizados com público, mas em um formato híbrido, mesclando com eventos digitais. Ele também ressaltou a importância dos professores e dos coordenadores para o sucesso do evento.  

A professora Michele Cruz foi a moderadora de cinco lives e contou que a ideia de fazer os eventos surgiu numa conversa com os seus alunos de História e Teoria da Mídia que ficaram apreensivos com o fim das aulas e a falta de opção em plena pandemia: “a minha ideia inicial era fazer apenas para os alunos da FACHA, mas a Isabela (Lima, integrante do FACHAHub) falou: vamos abrir para a comunidade para a gente mostrar o nosso trabalho”, relembrou. Michele, que foi a curadora do evento, contou que o projeto teve o apoio do coordenador dos cursos de Jornalismo e Gestão Desportiva, prof. Leandro Lacerda, e parceria do FACHAHub.  

Uma imagem contendo mulher, sorrindo, computador, segurando

Descrição gerada automaticamente
Live sobre economia criativa durante a pandemia realizada em 31 de julho (Foto: Reprodução) 

A série começou no dia 27 de julho com a executiva em comunicação corporativa, Raquel Velho, falando sobre a liderança humanizada em empresas. No dia seguinte contou com a presença da creator da Olé Comunicação, Paula Mandes, abordando como o Instagram pode ser uma ferramenta de marketing digital.  

Nos dias 29 e 30, os professores da FACHA Denise Lilenbaum e Roberto Falcão, respectivamente, abordaram o telejornalismo durante a pandemia do coronavírus e o mercado de assessoria de imprensa no esporte.  

Encerrando a semana, o consultor em comunicação e design e professor de pós-graduação da FACHA, Leonardo Amato, falou sobre a economia criativa neste momento em que o mundo sente os impactos da pandemia e se reinventa diante das restrições que a Covid-19 trouxe nos negócios e nossas vidas.  

A série foi encerrada no dia 6 de agosto com a advogada e idealizadora do ResuMapas, Luana Araújo, abordando a importância da carreira do direito em uma conversa com a profa Luciana Picanço. A live, originalmente agendada para o dia 30/07, teve sua realização adiada em uma semana por problemas técnicos.  

A interação foi uma marca do evento, em especial na live sobre telejornalismo na pandemia que teve como palestrante a profa Denise Lilenbaum. Durante o evento, vários alunos enviaram mensagens de carinho à professora. “Eu achei bacana pois se tivesse alguém que é de fora da FACHA viu como a relação do aluno com professor é próxima e como essa parceria é bastante integrada. Eu acho que esse é o grande diferencial da FACHA”, comentou Michele.  

O FACHA De Portas Abertas foi bem avaliado pelo coordenador do FACHAHub que viu um bom alcance de público em um momento que as lives não têm mais a mesma audiência que tinham no começo da quarentena: “A gente gostou bastante do número de participantes porque a gente sabe que o momento é diferente do FACHA Lives e que já teve um boom de conteúdo. As pessoas estão mais seletivas nas escolhas, a gente gostou bastante, era uma plataforma nova, fez uma divulgação mais focada, mas funcionou e o modelo atingiu os seus resultados”, avaliou Victor. A divulgação foi feita nos perfis da FACHA nas redes sociais e por e-mail que dava acesso a um site onde os participantes se inscreviam para receber os links das transmissões ao vivo, minutos antes da live começar nos seis dias de evento.  

O isolamento social, neste momento, é a única forma de combater o coronavírus e por isso faculdades, como a FACHA, e universidades seguirão com aulas remotas durante o segundo semestre e eventos como o De Portas Abertas são a oportunidade de poder obter conhecimento e mostrar que, mesmo de longe, os professores estão dedicados a levar aprendizado aos alunos: “É um processo de integração afetiva, trazer um pouco os alunos para perto da instituição. Eu acho que a importância é o acolhimento e que a FACHA está preocupada com a formação destes alunos, mesmo à distância”, afirmou Michele.

Deixe um comentário