A rotina do estagiário em meio ao caos da pandemia

Por Maria Clara Silva

Desde março, devido a pandemia do coronavírus, o país vive uma situação atípica: isolamento social. O estado caloroso do Rio de Janeiro não pode dar “aquele abraço”, já que estamos em quarentena. Os profissionais dos serviços não-essenciais tiveram de aderir ao home office e adaptar à realidade do trabalho em suas casas, no entanto, como ficam os estagiários?

De acordo com os dados da Pnad Covid-19, versão especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) com foco na pandemia do novo covid-19 feita pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, o desemprego aumentou semanalmente e atingiu 10,9 milhões de pessoas ao término do mês.
Ainda segundo o IBGE, do total de trabalhadores ocupados, 13,2% trabalha remotamente, ou seja, home office e 17,2% foram afastados.

Como aconteceu com os profissionais formais e informais, os estagiários também sentiram o impacto. A oferta de estágio escassa, alguns salários reduzidos e outros dispensados. Aqueles que mantiveram seu emprego tiveram de se adaptar a essa nova realidade, uma vez que não poderiam perdê-la em meio ao caos vivido.

Jovens estudantes que equilibram os estudos ao estágio tiveram de reinventar o “novo normal”. Aulas online, diversos trabalhos que substituíram as provas presenciais e buscar aprender, de casa, o que é proposto no estágio. A carga horária aumenta, a produção é contínua e o local de paz se faz inexistente. A dificuldade com a conexão de internet. O problema com a renda. A falta de infraestrutura no lar. A saúde mental afetada!

Como agregar valor em uma situação anormal?

Com isso, entrevistamos Aline Pessanha, aluna do 7° período de Jornalismo da FACHA, cujo estágio é na comunicação interna da FQM – empresa da indústria farmacêutica.

Aline Pessanha, estagiária da FQM e aluna da FACHA

E como anda a sua rotina de estágio durante a pandemia? Se quiser participar de uma reportagem, deixa aqui nos comentários.

FICHA TÉCNICA

Reportagem: Maria Clara Silva

Edição: Lira Machado

Editores Júnior: Bárbara Scarpa e Lira Machado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s