Por Andressa Ruiva e Álefe Panaro
Que as calças, skinny aquelas mais apertadinhas, nunca saíram de moda nós já sabemos, mas o novo é que as famosas “boca de sino”, definitivamente, têm batido de frente com as tradicionais calças retas. Com um estilo bastante democrático e versátil, elas fizeram muito sucesso nos anos 1970 e atualmente é peça ícone no guarda-roupa das fashionistas. Elas costumam ser mais justas nas coxas e vão se abrindo abaixo do joelho, dando uma sensação de liberdade ao look.
O curioso é que as calças são inspiração de um estilo bastante inusitado: os marinheiros. Pois é, naquela época os marinheiros não tinham um uniforme padronizado e a funcionalidade das bocas largas facilitava movimento durante as atividades militares. Desde então esse estilo foi adotado por homens e mulheres e se popularizou através do casal Sonny & Cher, uma das duplas mais famosas da época.


Imagem da internet
Em pouco tempo elas tomaram conta das discotecas por ter essa pegada de liberdade no seu estilo. Eram combinadas com camisas coloridas e sandálias plataformas. Além de aparecer no guarda-roupa da Cher, elas apareciam também nos estilos de grandes ícones da música como Elvis Presley, Jimmy Hendrix e Jackson Five.


Imagens da internet
Nos anos 1990 as “boca de sino” desapareceram do hall da moda, mas pouco tempo depois voltaram a ser tendência com codinome “calça flare”. Sua versatilidade é o que mais impressiona, a possibilidade de vestir qualquer corpo e compor qualquer look, desde o mais Vintage até o mais social, enfatiza que combina com várias situações. Masssss… atenção à ocasião em que você vai usá-la para não errar no look. Se liga nas dicas!
Look Passeio
Para um look mais passeio, o ideal é combinar a calça flare com regatas mais soltinhas ou camisetas. Acessórios também podem compor o look e deixá-lo mais despojado. Você pode optar ou não pelo salto alto.

Imagens da internet
Look Social
Os looks mais sociais, estilo trabalho, geralmente são compostos por calça flare de alfaiataria e combinados com camisas usadas por dentro da calça para deixar o look mais arrumado. Blazers também são comuns, normalmente na altura da cintura.


Imagens: Pinterest
Look Noite
A calça flare já tem um estilo mais sensual que marca a silhueta feminina, mas para explorar ainda mais essa sensualidade, aposte nas calças de couro ou bandage combinadas com cropped, transparência e o famoso decote em V. Abuse também dos acessórios como bolsa de corrente e cinto para valorizar ainda mais a cintura.


Imagens da internet
Look Estampado
Estampas sempre dão uma insegurança na hora de compor o look, dá aquele medo de errar, mas aqui vai uma dica para um look harmônico: combine a cor da parte de cima com a cor da estampa da calça.

Imagens: blog-duda-capecce
Look com tênis
Quem disse que calça flare só pode ser usada com salto? Engano seu! Elas também podem ser combinadas com tênis e sandálias rasteiras. Mas cuidado com o comprimento, pois a barra arrastando no chão não é uma boa opção.

imagens: pinterest
Look Boho
Os looks Boho são bastante irreverentes e originais, com uma pegada mais hippie. As flare jeans de cintura alta são as mais pedidas nesse look combinadas com estampas mais étnicas, florais ou com mandalas, e as clássicas franjas também são bastante vistas.

Imagens da internet
Look All Jeans
Os all jeans estão bastante em alta. A calça flare pode ser combinada com uma camisa jeans vestida por dentro da calça deixando o look mais casual ou com uma maxi jaqueta deixando o look mais despojado.


Imagens da internet
Essa peça se tornou a queridinha justamente por poder usá-la com tudo: com bata, com blazer, com body, com blusa soltinha ou mais justinha. E para as baixinhas que querem se sentir um pouquinho mais altas, um segredo: as calças flare combinadas com salto alto ajudam a alongar a silhueta.

Imagens da internet
Agora você já sabe combinar as calças flare e pode montar vários looks do seu gosto para qualquer situação do dia a dia. Use e abuse dessa moda que veio pra ficar!
COMO FAÇO PARA COMPRAR DUAS CALÇAS BOCA DE SINO
CurtirCurtir
Olá, Sebastião. A moda evoca nossas memórias sentimentais também. Infelizmente, não temos como te ajudar com indicação de lojas para fazer essa compra.
CurtirCurtir