Gabriel Rocha, repórter aéreo da CBN e Rádio Globo, é o convidado do podcast Em Todo Lugar

Por Luciana Alves

O jornalista Gabriel Rocha, formado pela Facha, nos conta neste podcast que dar o sangue pela profissão logo no início da carreira o levou a receber um convite para trabalhar como repórter aéreo na CBN substituindo nada menos que Genilson Araújo!  Gabriel fala que sua experiência na faculdade sempre foi além da sala de aula. Conversas com professores, saber dicas de mercado, participar de debates o fez tornar-se referência para professores ao ponto de ser convidado já no primeiro período para estagiar na rádio Roquete Pinto. 

O estágio voluntário na rádio Roquete Pinto trouxe ao jornalista uma de suas melhores bases para a construção da carreira. Gabriel teve a oportunidade de fazer a cobertura do desabamento dos três prédios na Rua Treze de Maio no centro do Rio de Janeiro em 2012 o que tornou-se justamente um dos grandes marcos de coberturas profissional. “Foi algo de suma importância. Ali eu soube lidar com a construção da reportagem, a construção da notícia, como ir atrás de um entrevistado, a apuração da notícia, tudo eu que fazia e sozinho (…) Graças a Deus ficou muito boa”.

Após o estágio na Roquete Pinto, o jornalista foi convidado para estagiar na Band News. Na nova empresa, o repórter pode trabalhar no centro de operações da Prefeitura do Rio de Janeiro e fazer os boletins de trânsito.

Ao adquirir a experiência de conhecer a cidade, ruas e acompanhar as ocorrências, Gabriel inovou ao noticiar o boletim de trânsito informando rotas alternativas.  Passou a fazer mais diálogo com o seu ouvinte. “Os repórteres começaram a entender que não é apenas informar: ‘O trânsito está muito lento na Av. Brasil e também na Linha Vermelha em direção a Baixada Fluminense. E? Não é melhor falar: O trânsito tá lento na Av. Brasil em direção a Baixada. Para acessar a Dutra também tem parada em Bonsucesso. É melhor usar a Linha Vermelha que só tem uma lentidão no Galeão’’.

Com esse diferencial para informar o boletim de trânsito na Band News, Gabriel Rocha foi convidado para trabalhar na rádio CBN e Rádio Globo. Essa apimentada na notícia sobre o trânsito e a interação com o público criou sua identidade e abriu a oportunidade na nova empresa.  

Gabriel Rocha atualmente é gestor de uma equipe de repórteres aéreo para a rádio CBN e Rádio Globo em Campinas. Deixa muito claro para os alunos que querem seguir na área para ter proatividade, interagir e absorver o máximo de conhecimento com professores. Fala também sobre as dificuldades que o jornalista enfrenta especialmente sobre a produção de conteúdo Fake News com o propósito de difamar jornalistas. “Cuidado com as apurações. Cuidado com os aplicativos e a velocidade das informações. (…) É importante saber filtrar a informação e saber o que de fato é notícia. A gente tem uma rapidez de WhatsApp. Isso é notícia ou alguém querendo aparecer ou somar?”


Ficha Técnica: Entrevista: Luciana Alves / Edição: Samuel Aguiar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s