Sorteio da Conmebol define futuro dos brasileiros nas competições sul-americanas

Por Fernanda Dias e Karine Redig

Na tarde de ontem (23), foi realizado, na sede da Conmebol, no Paraguai, o sorteio de chaveamento da segunda fase da Copa Sul-americana e dos classificados para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Em cerimônia sem a presença de público, o sorteio aconteceu de forma rápida e auditada por uma empresa independente. O rei Pelé, que completou 80 anos na sexta-feira (23), foi homenageado entre os sorteios das duas competições. 

Pela Libertadores, a última rodada da fase de grupos terminou na quinta-feira (22) e assim foram definidos os 16 classificados para as oitavas. Com seis representantes brasileiros (Athetico Paranaense, Flamengo, Grêmio, Internacional, Santos e Palmeiras), a expectativa era grande pela possibilidade de confronto nacional logo na primeira fase de mata-mata.  

O sorteio realizado separa os times em dois potes seguindo o critério de classificação na fase de grupos, com vantagem para os primeiros colocados, que ficam no pote 1, enquanto os segundos ficam no pote 2. O benefício pela primeira colocação é mandar o jogo de volta em casa. Além dos brasileiros, também se classificaram: Boca Juniors, Racing e River Plate, da Argentina, Guaraní e Libertad, do Paraguai, Nacional, do Uruguai, Independiente del Valle, Delfín e LDU, do Equador, e Jorge Wilstermann, da Bolívia. Em caso de classificação de todos os times brasileiros, teremos dois confrontos nacionais nas quartas de final. 

Assim ficaram os confrontos para a próxima fase, dividida em duas chaves: 

Foto: Reprodução / Twitter: Conmebol Libertadores 

Apesar de não acontecer nenhum confronto entre os brasileiros nesta fase, serão três os confrontos com argentinos. O Internacional terá que decidir a vaga em Buenos Aires, no estádio La Bombonera, contra o Boca Juniors. O Flamengo, atual campeão da competição, irá defender o título contra o Racing, dentro de casa, e o Athletico Paranaense encara o River Plate, atual vice-campeão, na Argentina, para definir sua classificação. O Grêmio enfrenta o Guarani, com o jogo de volta em Porto Alegre. Santos e Palmeiras encararão, respectivamente, os equatorianos Delfin e LDU, decidindo suas vagas em casa. 

Os jogos de ida estão marcados para a semana de 24 e 25 de novembro. Já o retorno acontecerá na semana seguinte, entre os dias 1 e 2 de dezembro, visando assim conseguir manter o calendário definido pela Conmebol após suspensão da competição por causa da pandemia do coronavírus.  

No sorteio da Sul-americana, tivemos três representantes: Bahia, Vasco e São Paulo, que conquistou o direito a vaga da competição devido o regulamento de entrada dos eliminados na Libertadores. Os confrontos foram definidos seguindo o mesmo critério de colocação na fase de grupos e com as adições dos times da Libertadores. O Vasco tem pela frente o Caracas, da Venezuela. O São Paulo enfrenta o Lanús, da Argentina. Enquanto o Bahia encara o Melgar, do Peru. Tanto Bahia quanto São Paulo terão a vantagem de decidir em casa. Os jogos da segunda fase da Sul-americana iniciam na próxima terça, 27. 

Divulgação/Twitter: Conmebol Sul Americana 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s