Pelé completa 80 anos e recebe homenagens de ídolos e instituições influentes do futebol

De Três Corações, Minas Gerais, para o mundo. Edson Arantes do Nascimento encantou todos com seu talento e se tornou Rei 

Por Rafael Cruz

O melhor jogador de futebol de todos os tempos, Pelé completou 80 anos nesta sexta-feira (23). O dia foi de homenagens de entidades, seleções, clubes, ex-jogadores, jogadores, técnicos, ex-técnicos, entre outros. A lista tem: Cafu, Casilhas, Drogba, Etoó, Infantino, Kaka, Klopp, Lineker, Lloyd, Marta, Mourinho, Owen, Puyol, Ronaldo, Rummenigge, Schweinsteiger, Romário, Zagallo, Zidane, Neymar, Richarlison, Mauricio de Souza, além dos perfis da Fifa, da Conmebol, do Maracanã, do Santos, as Seleção Alemã, do Google e do Twitter. 

A Fifa, a Conmebol e o Maracanã postaram vídeos em homenagem a Pelé. A Fifa escreveu: “O Rei. O único homem que ganhou 3 Copas do Mundo. Uma verdadeira legenda do jogo bonito. Se junte a nós para desejar um Feliz aniversário de 80 anos para a realeza do futebol, para Edson Arantes do Nascimento. Feliz aniversário.” 

Confira algumas homenagens feitas para o Rei: 

Crédito: Youtube FIFA

Maracanã foi o estádio do primeiro gol do Pelé pela seleção e do milésimo da sua carreira – Crédito: Twitter Maracanã

O Santos dedicou o dia para homenagear o Rei e fez uma live de comemoração no canal do clube – Crédito: Twitter Santos FC

Mauricio de Souza presenteou o Rei com essa arte – Crédito: Divulgação

Pelé agradeceu as homenagens em sua conta no Twitter: “Estou muito feliz de receber tantas homenagens, tão lindas. Muito obrigado a todos”, disse o Rei. 

Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações, Minas Gerais, e virou o Rei do Futebol com tudo o que fez pelo esporte. Ele brilhou pelo Santos e pela seleção brasileira, levou o Brasil ao primeiro título de Copa do Mundo, em 1958, com 17 anos e ganhou outros dois, em 1964 e 1970. Ele tem também duas Liberadores, dois mundiais, seis Campeonatos Brasileiros e dez estaduais pelo Santos, e uma NASL (Liga de Futebol Norte-Americana) pelo New York Cosmos. 

Pelé marcou 1282 gols em sua carreira. 1091 vezes com a camisa do Santos, 95 com a da seleção, 64 pelo Cosmos e 32 pelas seleções Paulista, do Exército e do Nordeste. 12 desses gols foram em Copas do Mundo, em um total de 77 gols pela amarelinha. O camisa 10 fez 92 hat tricks em sua carreira, marcou quatro gols em uma partida três vezes, cinco em sete oportunidades e chegou a marcar oito gols em um só jogo. Durante 3 anos, ele ultrapassou a marca de 100 gols, em 1959, 1961 e 1965.  

O Rei também foi premiado pela Fifa como melhor jogador do século XX e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como melhor atleta do século, mesmo sem ele ter disputado as Olimpíadas. Além disso, a revista americana Times o colocou entre as 100 maiores personalidades dos últimos 100 anos. 

Pelé nunca foi eleito o melhor jogador do mundo, porque, na época que ele jogava, só eram considerados os jogadores que atuavam na Europa. Mas, em 2013, a revista France-Football entregou a Bola de Ouro honorária ao Rei do Futebol. Ele concorre para o Time dos Sonhos da Bola de Ouro, premiação que ocorre em dezembro de 2020, e escolherá o melhor time de todos os tempos. 

Na Copa do Mundo de 1958, a primeira que conquistou, foi eleito o melhor jovem jogador da competição e ficou com a Bola de Prata. O brasileiro também é Cidadão do Mundo, prêmio que recebeu da ONU, em 1977, e Embaixador da Boa Vontade, honraria da UNESCO, em 1993. 

Um comentário sobre “Pelé completa 80 anos e recebe homenagens de ídolos e instituições influentes do futebol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s