Disputado desde 2017, Brasileirão Feminino A2 traz clubes tradicionais na disputa em 2020

Por Júlia Nascimento

Em sua quarta edição, o Brasileirão Feminino série A-2 conta com camisas de peso no futebol brasileiro. Entre os cariocas, Botafogo, Fluminense e Vasco disputam a competição na temporada de 2020 (o Flamengo está na Série A-1). Outros grandes clubes brigam pela taça nacional e pelo acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, como Ceará, Fortaleza, Bahia, Sport, Atlético-MG e Athletico-PR. 

Confira os campeões das temporadas anteriores:  

2017: Pinheirense-PA campeão; Portuguesa-SP vice

2018: Minas Brasília-DF campeão; Vitória-BA vice 

2019: São Paulo campeão; Cruzeiro vice

São 36 times divididos em seis grupos (de A a F) com seis equipes em cada. A primeira fase, de grupos, é disputada em jogos únicos dentro das chaves. Classificam-se para a segunda fase, das oitavas de final, os primeiros e segundos colocados dos grupos, além dos quatro melhores terceiros colocados. Os confrontos, então, serão definidos via sorteio. Dessa etapa até a grande final, a competição será disputada em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Os semifinalistas garantem o desejado acesso à Série A1. 

Crédito: Lira Machado

A primeira rodada teve início no dia 14 de março. No entanto, logo em seguida, houve a paralisação por conta da pandemia da Covid-19. Mais de sete meses depois, as meninas voltaram aos gramados na última sexta-feira (23) para a rodada 2. 

Pelo Grupo E, o Botafogo goleou o Goiás de 4 a 1 fora de casa, no domingo (25), em uma atuação de eficiência das meninas de General Severiano, indo para o intervalo com o placar de 3 a 0. As autoras dos gols foram Karen, Jéssica e Bia (2) pelas alvinegras e Katyelle pelas esmeraldinas. O Glorioso assumiu, momentaneamente, a liderança com quatro pontos. Pelo mesmo grupo, o Vasco recebeu e derrotou o Atlético-MG pelo placar de 1 a 0 na segunda-feira (26). Em partida muito disputada e de poucas chances reais, Isa Rangel marcou o gol decisivo em sua estreia pelo cruzmaltino. Com o resultado, as meninas da Colina subiram para a segunda colocação.  

Já o Fluminense, no Grupo F, também retornou para casa com a vitória ao derrotar a Chapecoense por 2 a 1 no domingo (25). As meninas das Laranjeiras abriram o placar com Letícia, tomaram o empate com Joice e ampliaram o marcador com Edilene, de pênalti. A partida ainda teve uma expulsão para cada lado. O Tricolor ocupa a segunda posição com seis pontos, tendo 100% de aproveitamento na competição.  

Outros resultados de destaque foram as goleadas pelo Grupo B: Fortaleza 5×0 São Francisco, São Valério 0x10 3b Sport e Atlético-AC 2×5 Real Desportivo. Placares elásticos também em Auto Esporte 1×5 Bahia, pelo grupo C, América-MG 5×0 Foz Cataratas, no grupo D, Athletico-PR 5×1 Toledo e Brasil de Farroupilha 0x5 Associação Napoli Caçadorense, ambos do grupo F.  

Após as partidas do fim de semana e da segunda-feira (26), Esmac, 3b Sport, Bahia, América-MG, Botafogo e Napoli-SC lideram seus grupos, faltando ainda dois jogos para fechar a rodada. Na artilharia, Evelyn, do Bahia, tem cinco gols marcados. A terceira e antepenúltima rodada da fase de grupos começa nesta quinta-feira (29). 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s