Eleições 2020: saiba como vai funcionar o dia da votação

Por: Manuella Cavalcanti e Nathália Machado. 

As eleições deste ano vão acontecer nos dias 15 (primeiro turno) e, nas cidades em que houver segundo turno, 29 de novembro. Nestas datas, os brasileiros vão escolher os representantes dos seus municípios que vão atuar pelos próximos quatro anos. Devido à pandemia de covid-19, o uso de máscara é obrigatório em todas as seções e o eleitor deve passar álcool em gel nas mãos antes e depois de votar. 

Para evitar a propagação do coronavírus, o horário de eleição foi ampliado. Será das 7h às 17h, seguindo o horário local, sendo de 7h às 10h preferencialmente para maiores de 60 anos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor, se possível, deve levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação, manter distância mínima de um metro e evitar cumprimentos, abraços e apertos de mão. Ainda em razão da pandemia, foi suspensa, nesta eleição, o uso da biometria.  

Assim como em outros anos, os votantes podem manifestar suas preferências de forma individual e silenciosa pelo uso de camisetas, broches, adesivos e outros acessórios parecidos. O uso de celulares nas cabines continua proibido para garantir o sigilo dos votos.  

Lembre-se de levar um documento de identificação com foto, pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, certificado de reservista ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei. Leve também seu título de eleitor ou baixe o aplicativo e-Título, já que neles estão as informações sobre a sua zona e seção eleitoral.  

e-Título 

Desenvolvido pelo TSE, o e-Título é um aplicativo que permite que o cidadão tenha o título de eleitor na palma da mão. É também por meio dele que todo votante impedido de comparecer à zona eleitoral no dia da votação pode justificar a ausência em até 60 dias após cada turno, apresentando documentos que comprovem o motivo da falta (atestado médico, por exemplo). Nos casos em que o eleitor não tem acesso à internet, pode justificar em qualquer seção eleitoral. 

MUDANÇA NO LOCAL DE VOTAÇÃO:

Por conta da pandemia algumas seções foram transferidas para outro local. Para não chegar no dia 15 de novembro e não saber onde votar, o site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) disponibiliza essa consulta. É só entrar na aba ‘Eleitor’ e clicar em ‘Local de Votação’ e digitar seu nome completo, data de nascimento e nome da mãe. E pronto, vai aparecer a zona e seção eleitoral.

Para facilitar clique no link abaixo e consulte:

https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

Ficha Técnica:

Arte: Letícia Ponso

Editor Especial: Lucas Furtado

Editoras Júnior: Bárbara Scarpa e Letícia Ponso

Editora Chefe: Ivana Gouveia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s