Dupla Olímpica, Alison e Álvaro Filho, vencem a 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em Saquarema, RJ

A conquista sacramentou o segundo título consecutivo da dupla na temporada 2020 de vôlei de praia ao vencer Guto e Arthur Mariano por 2 sets a 0 

Por Armando Edra e Rodrigo Glejzer  

Entre os dias 12 e 15 de novembro, a terceira etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia masculino teve 20 duplas disputando seu lugar no pódio. Assim como as duas fases anteriores, todas as partidas ocorreram em Saquarema, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), na “bolha” criada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) como protocolo contra a pandemia da Covid-19.  Apesar de não poder contar com torcida presencial, nenhuma das partidas deixou de ser transmitida ao vivo, seja pela própria CBV, no Canal Vôlei de Praia TV e Facebook, ou pelo SporTV, exclusivamente na semifinal e final.   

Dividida em cinco fases, a competição começou na quinta-feira (12) pela disputa do qualifying, tendo como vencedores Maia/Vinicius (RJ/RJ), Gabriel G/Luccas (RJ/DF), Mateus/Lucas (CE/RJ) e Nico/Samuel (SC/SC). Como recompensa por sua performance, as duplas receberam o direito de disputar a fase de grupos contra as 16 melhores equipes ranqueadas. Pela frente teriam pedreiras como as duplas olímpicas Alison e Álvaro, atuais líderes do ranking, e Bruno Schmidt e Evandro, além dos atuais campeões brasileiros George e André. Aliás, vale ressaltar a rivalidade em volta de Alison e Bruno Schmidt que, juntos, venceram a olimpíada no Rio de Janeiro e agora se enfrentarão tanto pelo título brasileiro como pela medalha de ouro em Tóquio.  

Na sexta feira (13) de manhã, iniciou-se a fase de grupos com 4 vagas diretas para as quartas de final, reservadas para as melhores campanhas, e outras 4 vagas destinadas às duplas que sobrevivessem à repescagem. Vencendo todos os seus dois jogos por 2 a 0, as duplas Alison/Álvaro (ES/PB), Guto/Arthur (RJ/MS), George/Andre (PB/ES) e Bruno Schmidt/Evandro (DF/RJ) garantiram-se na próxima fase. Apesar de também terem vencido suas partidas por 2 a 0, Vinicius (ES) e Vitor Felipe (PB) se viram obrigados a disputar a repescagem por terem perdido no critério desempate baseado na PA (média entre os pontos marcados pelos pontos sofridos). 

Guto e Arthur comemorando ponto – Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Apenas no sábado (14) teríamos a definição das vagas com Bernardo Lima/Rocha (CE/PR),  Bruno/Jô (AM/PB), Oscar/Thiago (RJ/SC) e Vinicius/Vitor Felipe (ES/PB) conquistando seu espaço nas finais. Ao longo do dia ainda aconteceriam os confrontos das quartas com Guto e Arthur derrotando Bernardo Lima e Rocha por 2 a 0 (21/19, 21/14) e George e Andre batendo  Bruno e Jô também por 2 a 0 (21/17, 21/17). O destaque fica por conta da discrepante dificuldade das partidas envolvendo as duplas olímpicas, já que  Bruno Schmidt e Evandro não tiveram dificuldades para vencer Vinicius e Vitor Felipe por 2 a 0 (21/14, 21/17), enquanto Alison e Álvaro passaram por muito sufoco para sobrepujar Oscar e Thiago, após perderem o primeiro set e serem forçados a virar a partida no tie-break (17/21, 22/20 e 15/6).  

Depois de uma pausa para os jogadores descansarem, as partidas de semifinal ocorreriam ainda no sábado. Para a tristeza da lenda do basquete nacional Oscar Schmidt, tio de Bruno, seu sobrinho seria eliminado pelo seu ex-parceiro Alison, em um disputado 2 a 0 (21/18, 21/19). A vitória não apenas representava mais um passo dado em direção ao segundo título em Saquarema para Alison e Álvaro, mas também mostrava a melhor forma da dupla que derrotaria, novamente e de forma seguida, seus concorrentes olímpicos, vencidos na final da segunda etapa. A outra partida, em busca da final, não seria menos emocionante com Guto e Arthur aplicando a revanche contra George e André, na segunda virada do dia, (18/21, 21/13 e 15/13), depois de perderem na primeira final do circuito. 

 Álvaro Filho e Alison celebram seu segundo título na temporada – Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Na disputa pelo bronze, a dupla olímpica Evandro e Bruno Schmidt venceu André e George por 2 sets a 0 (21/18 e 21/12). A final também foi vencida por uma dupla com passaporte garantido para Tóquio 2021. Alison e Álvaro Filho levaram a melhor sobre Guto e Arthur Mariano por 2 sets a 0 (21/16 e 21/16) e conquistaram o segundo título após três etapas do Circuito Brasileiro (foram campeões da segunda etapa, no fim de outubro). Alison, eleito o melhor jogador da partida em votação popular no site da CBV, alcançou a marca de 34 títulos de Open no Circuito Brasileiro e, após o jogo decisivo, o bloqueador falou sobre o nível de disputa nas competições nacionais de vôlei de praia e como a dupla ainda está em fase de evolução após a parada em razão da pandemia da COVID-19. 

“Foram quatro ou cinco meses difíceis para todo mundo e eu só tenho a agradecer. Foi mais uma etapa forte, com nível de competitividade altíssimo e que exigiu muito de todos os times. Vencemos grandes duplas, partidas duras e conseguimos manter uma boa regularidade, um jogo consistente ao longo de todo o torneio. Fico feliz em ver como estamos crescendo. É início de temporada, muitos times estão se ajustando, estamos nos acostumando com esse novo formato de competição, sem público, mas é muito bom ver que o vôlei de praia voltou, que estamos seguindo em frente”, comentou Alison, o Mamute, detentor de um ouro (Rio 2016) e uma prata (Londres 2012) olímpicos, ao Sportv. 

Os atuais campeões irão voltar à quadra no fim do mês, entre os dias 26 e 29, para a quarta etapa do Circuito Brasileiro, novamente em Saquarema. A última etapa deste ano está programada entre os dias 10 e 13 de dezembro, ainda sem local definido. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s