Giro Em Todo Lugar – Semifinais da Copa do Brasil

Aconteceram, nesta quarta-feira (23), os confrontos de ida das semifinais da Copa do Brasil 2020, ambos às 21:30. Grêmio e São Paulo se enfrentaram na Arena do Grêmio, enquanto Palmeiras e América-MG se enfrentaram na Allianz Arena. Os jogos de volta acontecerão na próxima quarta-feira (30). 

Por Gabriel Orphão, Leo Bronstein e Lucas Furtado

Grêmio x São Paulo 

O Grêmio, que eliminou o Cuiabá nas quartas de final, recebeu em sua casa o São Paulo, líder do Campeonato Brasileiro e que, nas quartas de final da Copa do Brasil, eliminou o Flamengo em pleno Maracanã no dia 18 de novembro. 

A equipe comandada pelo experiente Renato Portaluppi veio com novidades na escalação: O meia Thaciano ganhou a disputa pela vaga com Ferreira, e acabou sendo escolhido pelo treinador para fazer parte da equipe titular. Já a equipe do São Paulo contou com a volta do atacante Luciano, que se recuperou de uma lesão na coxa esquerda. Com isso, o técnico Fernando Diniz pôde vir com força máxima para enfrentar a equipe gaúcha. 

Diego Souza comemora o gol que deu a vitória ao Grêmio no jogo de ida
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O primeiro tempo foi bastante agitado na Arena do Grêmio. O São Paulo começou pressionando os donos da casa, e tiveram a primeira chance de gol logo aos 3 minutos de jogo, quando Igor Gomes tabelou com o experiente lateral espanhol Juanfran, que fez um cruzamento na área, mas o zagueiro argentino Kannemann, do Grêmio, afastou. No rebote, Daniel Alves tentou o chute, mas a bola acabou desviando na zaga e saindo em escanteio.

Aos 6 minutos, Diego Souza recebeu um lançamento, dividindo a bola com Bruno Alves. O zagueiro acabou deixando o braço no rosto do atacante, que, assim como o treinador, ficou reclamando e pedindo para que fosse aplicado um cartão vermelho no atleta da equipe paulista. Porém, o árbitro carioca, Marcelo de Lima Henrique, optou por aplicar apenas o cartão amarelo. Na cobrança, Pepê cruzou e Victor Ferraz desviou para o fundo das redes. Contudo, Diego Souza estava em posição de impedimento, interferindo na ação do goleiro Tiago Volpi, segundo a interpretação do árbitro. Com isso, o gol foi anulado.

Aos 11 minutos, mais uma falta forte em cima de Diego Souza. Dessa vez, o zagueiro colombiano Arboleda acertou o joelho nas costas do atacante do Grêmio. Neste caso, o árbitro optou por não mostrar cartão ao jogador da equipe paulista. Três minutos depois, o Grêmio chegou ao ataque com Pepê, que recebeu um passe em profundidade de Darlan. O atacante de 23 anos tentou a cabeçada que parou nas mãos de Volpi, sem rebote para Pepê. 

Aos 33 minutos, uma notícia preocupante para o Grêmio: após chute por cima do gol, o zagueiro e capitão da equipe, Pedro Geromel, acabou sentindo a parte posterior da coxa esquerda e teve que deixar o campo, sendo substituído pelo zagueiro Rodrigues. 

Geromel sente dores, aos 33 minutos, e acaba deixando o campo
Foto: Eduardo Moura/Globo Esporte

No último lance de perigo do primeiro tempo, o São Paulo chegou ao ataque com Gabriel Sara, que recebeu um passe de Juanfran e finalizou rasteiro. Vanderlei agarrou o chute. Em entrevista na saída do campo, Diego Souza reclamou ter sofrido muitas faltas no 1º tempo: 

“Eu tomei cotovelada, joelhada nas costas, mas ninguém vê nada na televisão. Se sou eu…” 

Pouco antes do início do segundo tempo, a transmissão oficial da partida conseguiu captar o áudio do túnel de acesso ao campo, em uma reunião de jogadores do São Paulo. Na ocasião, o lateral esquerdo Reinaldo reclamou com um membro da comissão de arbitragem: 

“Depois que o Diego Souza falou com você, você não apitou mais nada. Ele mesmo passou a unha na cara pra você achar que foi cotovelada”. 

Segunda etapa

Depois de um primeiro tempo bastante disputado e com alguns momentos de pancadaria entre os jogadores dos dois times, o segundo tempo começou com ambos os times mais preocupados em chegar ao gol adversário. Grêmio e São Paulo tentaram em jogadas aéreas e de velocidade, com um total de 3 finalizações para a equipe paulista contra 2 dos gremistas na etapa final de jogo. 

As duas equipes tiveram momentos de pressão, mas poucas bolas terminavam em finalização. Isso reflete o bom desempenho das zagas, com um alto número de desarmes. Contudo, boa parte desses desarmes também resultaram em falta e cartão amarelo. No total, três jogadores são-paulinos e dois gremistas foram advertidos dessa forma.

Legenda: Volante Maicon em duelo com zagueiro são-paulino. 
Crédito: Lucas Uebel/Grêmio. 

O gol do Grêmio saiu aos 17 minutos da etapa final, após tentativa de chute cruzado de Ferreira, que Tiago Volpi espalmou para o lado. Um dos atacantes do Grêmio tentou completar, mas a bola toca no zagueiro do tricolor paulista Arboleda e sobra para Diego Souza, que conseguiu um chute para abrir o placar. Com esse resultado, o Grêmio leva a vantagem do empate para o jogo da volta, no Morumbi. 

Os dois técnicos, Renato Gaúcho e Fernando Diniz, também se manifestaram bastantes durante o jogo. Ambos buscaram um jogo ofensivo, com volantes e atacantes com essas características. No segundo tempo, o treinador do São Paulo realizou duas substituições, com as saídas de Bruno Alves e Luciano para as entradas de Tchê Tchê e Vitor Bueno. Renato optou também por uma troca dupla, com as saídas de Jean Pyerre e Diego Souza para as entradas de Everton e Churín. 

Legenda: Disputa de Bola entre Reinaldo e Thaciano.
Crédito: Fernando Alves/AGIF 

Palmeiras X América-MG 

Em um jogo emocionante, Palmeiras e América-MG empataram em 1 a 1, com ambos os gols feitos no primeiro tempo. O jogo começou com o time mineiro pressionando a marcação palmeirense e, aos 19 minutos, Ademir fez o gol do América-MG. Após receber a bola de presente de Emerson Santos, em falha do zagueiro do time paulista, e alimentou as chances de conseguir mais um grande resultado no jogo de ida, como nas quartas de final contra o Internacional. 

O Palmeiras, após levar o primeiro gol, pressionou e por duas vezes ficou próximo de empatar o jogo, mas o goleiro Matheus defendeu as cobranças, em especial a de Gabriel Veron que ficou próximo de entrar na rede. Já nos acréscimos, aos 48, Gustavo Gómez de cabeça empatou o jogo após lateral cobrada por Marcos Rocha.  

Gustavo Gómez comemorando após fazer o gol de empate
Foto: César Greco/Palmeiras

Na segunda etapa, o Palmeiras teve um desempenho superior, mas não conseguiu superar a defesa do América-MG, que se segurou para evitar a virada palmeirense. Aos 34 minutos, o goleiro do time mineiro Matheus Cavichiolli mais uma vez fez a diferença para garantir o empate, com a defesa de uma bola chutada por Luis Adriano, cara a cara com goleiro. Com o resultado, qualquer novo empate leva a disputa para os pênaltis. A partida será realizada no Independência, na próxima quarta, às 21:30. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s