Giro Em Todo Lugar – Semifinais da Copa do Brasil 2020

Por Gabriel Orphão, Lucas Furtado e Rafael Cruz

A noite desta quarta-feira (30) foi marcada pelos duelos de volta das partidas da fase semifinal da Copa do Brasil. No estádio do Morumbi, o líder do Campeonato Brasileiro, São Paulo, recebeu o Grêmio, enquanto, no Independência, o América-MG recebeu o Palmeiras. 

São Paulo x Grêmio 

Com poucas chances de gol, São Paulo e Grêmio acabaram empatando em 0 a 0 – Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Depois da derrota para o Grêmio no jogo de ida, o São Paulo recebeu os gaúchos no estádio do Morumbi. O técnico Fernando Diniz teve desfalques importantes para esta partida. O lateral-esquerdo Reinaldo acabou recebendo o terceiro cartão amarelo durante o jogo de ida e ficou suspenso. Além dele, Luciano teve uma inflamação na perna esquerda e acabou sendo cortado da escalação. Outro atacante que desfalcou o tricolor paulista foi o centroavante Pablo, que está com uma lesão na coxa. 

Enquanto a equipe de Diniz teve desfalques muito importantes no setor ofensivo, o caso do Grêmio foi bem diferente. O técnico Renato Portaluppi não pôde contar com os zagueiros David Braz e Pedro Geromel (capitão da equipe, que acabou se contundindo na partida de ida), além do volante Maicon. Em compensação, Renato teve a volta do meia Alisson, que retornou ao time titular. 

Antes da partida, a torcida do São Paulo fez uma grande festa nos arredores do estádio do Morumbi, e, mesmo em tempos de pandemia da Covid-19, provocou uma grande aglomeração para receber seus jogadores. 

Torcida do São Paulo recebe sua equipe antes da partida contra o Grêmio – Foto: Giovanni Chacon/Jovem Pan 

Primeiro tempo 

No começo da partida, a equipe do Grêmio teve facilidade em controlar o jogo e acabou não deixando o São Paulo jogar. Embora estivesse com mais posse de bola, o tricolor paulista teve muitas dificuldades, tanto ofensivas, quanto, principalmente, defensivas. Aos dez minutos, em escanteio para a equipe gaúcha, Diego Souza tentou a cabeçada pro gol, mas a bola acabou sobrando para Victor Ferraz, que recebeu de cara para o goleiro Tiago Volpi e acabou finalizando na trave, trazendo a primeira chance de perigo do jogo. 

O segundo susto são-paulino veio aos 18 minutos, quando o experiente Daniel Alves acabou errando a saída de bola, e Diego Souza, de bicicleta, chutou rente à trave do goleiro Volpi e quase fez o primeiro gol da partida e o segundo do Grêmio no placar agregado. 

Após os sustos, o São Paulo começou a aparecer mais no jogo, mas mesmo assim foi insuficiente. Aos 28, um chute de Gabriel Sara, após um passe de Tchê Tchê, trouxe um dos poucos lances de ataque dos donos da casa, mas não houve uma pressão maior na busca pelo gol.  

Aos 41 minutos, no último lance de perigo do primeiro tempo, o atacante do Grêmio, Pepê, recebeu um belo lançamento do zagueiro argentino Walter Kannemann, cortou para o meio e arriscou um chute perigoso, mas que acabou saindo um pouco mais alto do que o desejado. 

Segundo tempo 

Precisando do resultado, o São Paulo teve mais posse de bola e jogou no campo do Grêmio, mas em nenhum momento ofereceu perigo. O jogo foi muito truncado, e a estratégia do técnico Renato Gaúcho deu certo: a equipe gaúcha foi copeira, deixou o tricolor paulista jogar, marcou bem e jogou “com o regulamento embaixo do braço”, confiando na estatística, já que o time de Porto Alegre não havia sofrido gol dos paulistas em 2020. 

O jogo caiu muito de produção do primeiro para o segundo tempo. A primeira e única finalização no alvo na segunda etapa aconteceu aos 48 minutos, em uma cabeçada de Toró nas mãos do goleiro Vanderlei. Diniz tentou alternativas com as entradas de Vitor Bueno e do próprio Toró, além de Paulinho Boia, Tréllez e Hernanes. O time dele tentou no jogo aéreo, mas não conseguiu o gol que levaria a decisão para os pênaltis. 

Daniel Alves não foi espetacular como em outras partidas, mas foi o jogador que mais tentou. O lateral reclamou com os companheiros a cada jogada errada e mostrou-se desconfortável com o resultado que eliminava o time de Diniz. Mas, no início da etapa final, o meia errou em uma saída de bola ao tentar fazer um lançamento dentro da própria área, ele foi bloqueado, e a bola acabou sobrando para o atacante adversário, Diego Souza, tentar de bicicleta, mas para fora. 

Após muitas reclamações do São Paulo, o técnico Fernando Diniz e o atacante Tréllez acabaram expulsos – Foto: Felipe Ruiz/Globo 

Com o jogo finalizado, os jogadores do São Paulo e a comissão técnica foram reclamar da arbitragem, pois queriam mais tempo de acréscimo. O atacante Tréllez e o treinador Fernando Diniz acabaram expulsos. O comentarista de arbitragem da Rede Globo, Sálvio Spínola, tinha concordado com os sete minutos, mas disse que, após o jogo ficar paralisado para atender Toró e Everton caídos no gramado, deveria ser acrescido mais tempo. 

O autor do gol da classificação no primeiro jogo, Diego Souza, festejou a vaga na grande final: 

Sou grato a Deus por participar desse momento, o momento é do Grêmio, sou feliz por estar aqui. Falaram muito da gente, mas mostramos que esse grupo trabalha, é honesto. Merecemos a vitória porque jogamos bem. Estamos na final, vamos buscar essa sexta taça, e está todo mundo de parabéns. Acharam que a gente era o patinho feio, e fizemos por merecer”, disse o jogador. 

O Grêmio é o segundo maior campeão da Copa do Brasil, com cinco títulos, e chega agora à nona final na competição. Já o São Paulo terá uma nova chance de conquistar o primeiro título do torneio na próxima temporada e vai focar no Campeonato Brasileiro, onde é líder, para encerrar um jejum de títulos que vem desde 2012, quando a equipe paulista ganhou a Copa Sul Americana.  

América- MG X Palmeiras  

Luiz Adriano comemorando primeiro gol da partida no Independência – Foto: Cesar Greco/Palmeiras 

No Independência, o Palmeiras venceu o América-MG por 2 a 0 e garantiu classificação para a final da Copa do Brasil com um jogo truncado e os gols saindo no segundo tempo dos pés de Luiz Adriano e de Rony. Esta será a quinta vez em que o Palmeiras chega à final do torneio do qual foi campeão em 1998, 2012 e 2015. Em 1996, o time paulista foi derrotado pelo Cruzeiro na decisão.  

No primeiro tempo, a cautela dominou as duas equipes, que fizeram poucas criações e pouco atacaram para o gol. Em compensação, faltas aconteceram durante vários momentos do primeiro tempo que deixaram o jogo mais defensivo e truncado, mas com equilíbrio dos dois lados.  

No segundo tempo, ambos os times começaram a criar e a atacar em direção ao gol em busca da classificação, já que o jogo se encaminhava para a disputa de pênaltis. Até que, aos 23 minutos, Luiz Adriano recebeu passe de Rony e ajeitou a bola, fora da área, para marcar de maneira fulminante no canto esquerdo da rede e abrir o placar a favor do Palmeiras.  

Após o gol e as substituições feitas por Abel Ferreira, o Verdão teve mais chances de gol e passou a dominar a partida. Aos 37 minutos, o técnico Lisca fez três substituições no América, na tentativa de reabilitar a equipe e manter viva a chance de conseguir a vaga para a primeira final de Copa do Brasil da equipe de Belo Horizonte. No entanto, dois minutos depois, em falta cobrada por Lucas Lima, Mayke cabeceou, o goleiro Matheus Cavichiolli conseguiu espalmar, mas o rebote chegou a Rony, que sepultou as esperanças americanas e sacramentou a classificação palmeirense.  

O América-MG, mesmo sendo eliminado, conseguiu fazer a melhor campanha de sua história na competição. Além disso, vive boa fase no Campeonato Brasileiro Série B e está cada vez mais próximo de subir para a primeira divisão na próxima temporada. Já o Palmeiras, depois de uma má fase com Vanderlei Luxemburgo no comando, vem tendo resultados melhores com o português Abel Ferreira à frente do time e está nas semifinais da Libertadores contra o River Plate, que acontecerão nos dias 5 e 12 de janeiro, com o segundo jogo sendo realizado no Allianz Parque.  

As duas partidas decisivas da Copa do Brasil entre Grêmio e Palmeiras serão nos dias 3 e 10 de fevereiro. Os mandos de campo serão definidos por sorteio, previsto para o dia 14 de janeiro. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s