Definição do Plano de Estudos do primeiro semestre de 2021 já está disponível na Secretaria Virtual da Facha

Plano de Estudos pode ser elaborado pelo aluno e o último prazo de acerto termina em março de 2021.

Por Luciana Alves

Já está disponível para o aluno da Facha montar a grade de matérias para o plano de estudos do primeiro semestre de 2021. Com acesso através da Secretaria Virtual no site https://faculdade.facha.edu.br/login-aluno desde 15 de Dezembro de 2020, o aluno já pode selecionar as disciplinas a cursar.

Conforme calendário da Facha 2021.1, a partir do dia 06 de janeiro teve início o primeiro prazo para acerto do Plano de Estudos que termina dia 19 de janeiro. Em fevereiro e março abrem os novos prazos.

O coordenador do curso de jornalismo, Leandro Lacerda, tem esclarecido por e-mail e no grupo do Face da Facha os principais questionamentos dos alunos e tem disponibilizado dicas diárias através da #DICASDODIA no grupo do Face. O Em Todo Lugar reuniu as principais informações e uma entrevista com o coordenador para auxiliar você a concluir o plano de estudos.

Em Todo Lugar: Em caso de matéria não ofertada, como saber qual disciplina equivalente para compor a grade?

Leandro Lacerda: “Neste caso, o aluno deve abrir um requerimento na secretaria virtual, código 30, e solicitar equivalência/estudo dirigido. O pedido vai chegar na coordenação. Esta, por sua vez, analisa as possibilidades e encaminha para a secretaria processar.”

Em Todo Lugar: Após o requerimento para inclusão de disciplinas, como será possível visualizar a grade de matérias com as disciplinas equivalentes?

Leandro Lacerda: “O aluno consegue visualizar em sua secretaria virtual. A própria secretaria faz a inclusão, a partir dos pedidos, caso sejam deferidos pela coordenação. E é importante que o aluno, ao final do semestre, fique atento para acompanhar se a equivalência foi registrada pelo sistema. Caso haja algum problema, ele deve entrar em contato com a secretaria.”

Em Todo Lugar: Quem não conseguiu montar a grade com o mínimo de matérias (cinco), por conta de disciplinas que não serão ofertadas, como deve proceder?

Leandro Lacerda: “Precisa abrir um requerimento, código 58, limite inferior. A partir do momento em que a secretaria receber o requerimento, vai analisar e, se for o caso, autorizar a matrícula com menos de 15 créditos.”

Reunimos também as informações do #DICASDODIA divulgadas no grupo do Face pelo coordenador e atualizadas em 08/01/2021.

Alterar o plano de estudos -> Para quem finalizou a primeira montagem da grade, em dezembro de 2020, e quer alterar o plano de estudos, a próxima janela abriu dia 6/01 e fica aberta até 19/01. Novas turmas podem surgir, dependendo da demanda.

Disciplinas sem professor e horário-> Neste caso, a disciplina não será ofertada. Mas o status poderá mudar em virtude da demanda.

Disciplinas com horário e sem professor-> A disciplina vai abrir, mas o professor ainda não foi alocado.

Problemas com “TCC INDEVIDO”->  Para habilitar a disciplina TCCII é preciso verificar se não há alguma disciplina ainda em aberto. Estágio, por exemplo, não é normalmente acrescentada à grade, e deve ser adicionada.

Formandos que precisam de determinadas disciplinas para concluir o curso (e que não estão disponíveis) -> Fazer a solicitação através de requerimento na secretaria virtual.

Créditos em outro turno-> É possível puxar turnos diferentes ao que está matriculado. Mas se o número de créditos for maior que o turno de origem, é necessário abrir requerimento.

Cobrança por revisão de plano de Estudos -> A Facha não cobra pela alteração do plano de estudos. O que há é o ajuste na mensalidade de janeiro, que possui valor cobrado a partir a partir dos créditos do semestre anterior. Caso o aluno puxe mais créditos que o semestre anterior será cobrado, caso venha a cursar a menor, o valor será devolvido.

Diariamente o coordenador Leandro Lacerda dá as dicas para os alunos no grupo do Face da Facha e pode responder a novos questionamentos no e-mail leandro.lacerda@facha.edu.br. Fique ligado e atento aos prazos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s