#Reprise: Como conseguir um estágio em um mercado tão competitivo?

Por Tamyres Vieira

O aluno da FACHA e estagiário do startup de audiolivros, UBook, Lucas Brandão conta sobre os desafios enfrentados para conseguir um estágio em meio a um mercado tão competitivo e com pouca experiência. Com dicas valiosas para os estudantes, Lucas fala sobre os melhores sites para os alunos buscarem vagas e, além disso, mostra sobre as novas oportunidades de atuação do jornalismo: as mídias sociais.  

Com o universo tecnológico crescendo a cada dia, o leque de oportunidades para futuros jornalistas, que estão integrados no mundo digital, está numa crescente.  As empresas já entenderam que a nova realidade do mercado é ter presença no espaço digital. Por esse motivo, têm investido em profissionais em formação, estagiários, que estão submersos nesse mundo tecnológico, para alavancar os seus negócios.   

Por isso, é fundamental que o estudante de comunicação esteja por dentro das novas tendências. Afinal, sair da caixinha, ser criativo e estar sempre inovando vai ser um ponto primordial para se destacar no mercado.  

Além disso, por conta da pandemia, diversos estagiários tiveram que se adaptar e se enquadrar em um novo desafio: Home Office Combinar trabalho e estágio não é uma tarefa fácil. Agora, imagina essa combinação tendo que trabalhar e estudar através de aulas online O grau de responsabilidade aumentou durante o período de isolamento social e os universitários tiveram que se reinventar para se ajustar a essa nova modalidade.  

É notório que o trabalho em casa traz diversos atrativos que podem tirar o estagiário do foco, afinal, além do livre acesso às redes sociais também tem televisão, videogame, animais de estimação e até as próprias pessoas que moram na mesma casa. Portanto, é fundamental separar um espaço da casa para ser o seu local de trabalho.  

Outro aspecto importante do trabalho remoto é a falta de interação presencial com os colegas de trabalho. O período de estágio é a marca inicial para a construção da famosa Networking – rede de contatos que atuam na mesma área – em que pessoas com experiência estão abertas a ensinar os profissionais em formação. Essa troca é imprescindível na carreira de todo indivíduo. Por isso, é importante que, mesmo de casa, os estagiários busquem sempre estar em contato com os profissionais, tirando dúvidas e buscando entender melhor o mercado em que atuam.  

Agora aperta o play e confira as dicas do estudante e estagiário da UBook, Lucas Brandão: 

O estudante de Jornalismo da Facha, Lucas Brandão conta suas experiências em seu estágio

FICHA TÉCNICA

Reportagem: Tamyres Vieira

Edição: Andressa Ruivo, Karoline Felisberto e Lira Machado

Editores Júnior: Bárbara Scarpa e Lira Machado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s