biscoito-de-gengibre-e-canela

Aprenda a fazer um biscoito de gengibre e conheça a história de Andréia Alonso

“Eu não sabia cozinhar nem ovo e tive de aprender para alimentar a família”, disse Andréia Alonso em entrevista exclusiva para o portal. Conheça mais sobre a vida da amante da gastronomia e aprenda a fazer um delicioso biscoito de gengibre 

Por Isadora Teixeira e Rebeca Doin

Se você gosta de doces, vai amar a receita de biscoito de canela e gengibre da Andréia Alonso, a amante de gastronomia que compartilha suas receitas desde 2003 em seu blog podcomer com formato em podcast. Em 2006, Andréia recebeu o prêmio Deutsche Welle, e seu blog esteve entre os dez melhores blogs com podcast do mundo. Então, vale a pena aprender o passo a passo desse maravilhoso doce!

Biscoito de gengibre e canela
Foto: Arquivo pessoal

Ingredientes: 

125 g de farinha de trigo 

5g de fermento de bolo 

125 g de açúcar mascavo 

1 ovo 

1 colher de chá de anis moído 

2 colheres de chá de canela em pó 

1 colher de chá de sal 

1/2 colher de chá de gengibre em pó 

30 g de manteiga 

Opcional: 1/2 colher de chá de pimenta branca em pó 

Modo de fazer: 

Amasse todos os ingredientes até virar uma massa firme, se ficar muito dura coloque 1 ou 2 colheres de sopa de leite. Embrulhe em plástico e deixe na geladeira, de preferência de um dia para o outro ou deixe algumas horas para pegar gosto. Faça bolinhas e coloque num tabuleiro sobre papel manteiga ou tapete de silicone, dê espaço entre elas pois vai crescer. Pressione as bolinhas no centro. Assim em forno pré-aquecido por 15 a 20 min. Tire do forno e deixe esfriar fora do tabuleiro (eles vão endurecer quando estiverem frios). É para ficar macio e não crocante. 

Fácil, não é? Já pode salvar para fazer depois!

ENTREVISTA COM ANDRÉIA ALONSO

Conversamos com a dona da receita, Andréia Alonso, criadora do 1º podcast de culinária de Portugal, o podcomer. No seu blog são apresentados diversos pratos em formato de podcast, visto que ela acredita na praticidade de poder ouvir e fazer a comida ao mesmo tempo. Para conhecermos melhor esse projeto, Andréia dividiu conosco como tudo aconteceu. 

Andréia Alonso em sua cozinha
Foto: Arquivo pessoal

Portal : Como surgiu e o que te inspirou a começar o podComer? 

Andréia: No ano 2000 fui morar com a família (marido e quatro crianças – duas minhas e duas dele) em Portugal. Eu não sabia cozinhar nem ovo e tive de aprender para alimentar a família. Como meu marido trabalhava com T.I., passava muito tempo no computador e tinha como hobby fazer podcast de música (gavezdois), eu resolvi fazer um blog de culinária com podcast para ficar mais perto dele. 

Portal: O que significou o prêmio Deutsche Welle e como você se sentiu sendo premiada?  

Andréia: Foi uma surpresa ter sido indicada como um dos dez melhores blogs com podcast do mundo em 2006! Eu fazia isso como lazer e nas minhas experiências culinárias engordei a família toda! Foi gratificante a premiação, dei entrevista em várias mídias e até a TV pública portuguesa me convidou para falar num programa de auditório. Na época podcast era uma grande novidade! 

Portal : Existe alguma categoria que você goste mais de gravar? 

Andréia: Sobremesas! Adoro doces… 

Portal: Além da receita do biscoito de gengibre, tem alguma que você ache que todos deveriam fazer?  

Andréia: Arroz à Piemontesa, peito de frango recheado (com presunto cru), brownie, polpettone, sangria, waffle – são muitas!!!! 

Portal: Você começou com o blog em 2003, e continua até hoje. O que o blog te proporcionou nesses 17/18 anos? Qual o conselho que você daria pra alguém que possui um hobby, mas tem receio de se expor na internet?  

Andréia: Aprendi a cozinhar e gosto disso, precisa ter dedicação e carinho para fazer a comida ficar boa! Não tem nada que eu tenha medo de fazer na cozinha, se não der certo tudo bem, posso tentar de novo ou jogar fora e esquecer. Prefiro comer em casa do que em restaurantes, além de ser mais saudável e barato. Acabei juntando as primeiras 200 receitas e fiz um livro em papel e digital como ebook (está na Amazon) – mas dá muito trabalho enveredar por esse caminho então já desisti. Pena que agora, apesar de estar cozinhando mais do que nunca, não tenho tido muito tempo para atualizar meu site. Meu conselho – ouse. Não se preocupe muito com a opinião dos outros. 

Um comentário sobre “Aprenda a fazer um biscoito de gengibre e conheça a história de Andréia Alonso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s