Em disputada e equilibrada final, Luisa Stefani e Hayley Carter perdem para Shuko Aoyama e Ena Shibahara no WTA 500 de Abu Dhabi

Aryna Sabalenka é campeã de simples do torneio 

Por Lucas Furtado Isaias

A dupla formada pela brasileira Luisa Stefani e pela americana Hayley Carter perderam para as japonesas Eni Shibahara e Shuko Aoyama na decisão de duplas WTA 500 Abu Dhabi por 2 sets a 0 (7/6 [7/5 no tiebreak] e 6/4). O duelo foi bastante equilibrado e que foi decidido nos detalhes e com estatísticas semelhantes em conversão de break points, de pontos ganhos em 2° serviço, por exemplo. Mesmo com a derrota, Luisa atingiu, pela primeira vez, o top 30 do ranking de duplas com o resultado desta semana.  

No primeiro set, a dupla japonesa começou quebrando o serviço e abrindo dois a zero com muita dificuldade. A dupla brasileira-americana reagiu, vencendo quatro games seguidos, apesar do jogo persistir bastante disputado dos dois lados. Shbahara e Aoyama reagiram voltando a liderar na partida e, mesmo com Hayley e Luisa forçando o game tie-break, venceram por 7/6. 

Crédito: Reprodução/Twitter

O equilíbrio que existiu no set inicial persistiu no segundo até o quinto game quando Shibahara e Aoyama começaram a ter superioridade no jogo e conseguiram uma quebra que foi sustentada até o fim do jogo. Set vencido pela dupla cabeça de chave número cinco do torneio por 6/4, após 1h35 de partida e o quarto título conquistado no circuito. Antes, elas venceram os torneios de Tianjin e Kremelin Cup em 2019 e São Petersburgo em 2020. 

Numa final sem público e sem os discursos na cerimônia de premiação por conta das restrições causadas pelo coronavirus, a alegria e a emoção de vencer o primeiro torneio do ano não muda. 

Crédito: Reprodução/ Twitter

O Show de Sabalenka  

Na final de simples, a bielorussa Aryna Sabalenka venceu a russa Veronika Kumermetova com tranquilidade em 1h05 de partida com um duplo 6/2. Vitória muito tranquila da número 10 do ranking, com exceção do sétimo game do segundo set onde a tenista n° 46 do mundo salvou um Championship point em game muito disputado. 

Crédito: Reprodução/Twitter

Com o campeonato, a bielorussa ganhará 470 pontos e se torna a primeira vencedora de simples da nova classificação de competições da entidade. O novo formato, que é semelhante da ATP, com torneios com categorias 250, 500 e 1000 substituindo os torneios Premier e International. Mesmo assim, a pontuação é diferente: 280 pontos para torneios 250, 470 para os torneios 500 e 900 a 1000 pontos na categoria mais alta. Os torneios do antigo circuito 125k, que são os torneios de menor patente no circuito, agora passam a ser WTA 125.  

Hurbert Hurkacz vence em Delray Beach  

No ATP 250 de Delray Beach, o polonês Hubert Hurkacz venceu o americano Sebastian Korda por 2 sets a 0, com um duplo 6/3, em 1h11 de partida conquistando o seu segundo título profissional na carreira. Antes, Hurkacz havia conquistado o torneio de Winston-Salem em 2019. 

Crédito: Reprodução/Twitter

Com o término dos torneios e do qualifying do Australian Open, que foi realizado em Abu Dhabi, os calendários da ATP e WTA serão paralisados. Isto para que os atletas que vão disputar o Australian Open possam cumprir quarentena de duas semanas em Melbourne, como determinaram as autoridades locais. A partir de 1° de fevereiro serão realizados dois torneios de ATP 250 e WTA 500 em Melbourne para suprir o cancelamento de outros torneios do calendário australiano devido a pandemia do coronavirus. A ATP Cup, torneio de seleções que foi lançado no ano passado, será realizado entre 1° e 5 de fevereiro. O Australian Open, excepcionalmente, será realizado no segundo mês do ano, entre os dias 8 e 21 de fevereiro. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s