Tampa Bay Buccaneers derrota Kansas City Chiefs e consagra-se campeão do Super Bowl

Astro Tom Brady vence duelo particular contra Patrick Mahomes e conquista seu sétimo anel

Por Augusto Vieira

Todo aficionado por esporte já sonhou em colocar frente a frente os dois maiores expoentes geracionais de suas modalidades favoritas. Entre os casos mais emblemáticos dessas disputas imaginárias despontam duelos como Ali versus Tyson no boxe, Michael Jordan versus LeBron James no basquete, Mark Spitz versus Michael Phelps na natação, Sampras versus Federer no tênis e, claro, Pelé contra Maradona no futebol.

Apesar de desejados pelos fãs, esses encontros de Golias contra Golias são raridades. O máximo que conseguimos com o desenvolvimento tecnológico é uma aproximação virtual dessas disputas através de scouts e rattings. Porém a frieza dos números não é capaz de expressas o frenesi causado em todos os apaixonados por esportes quando estão diante de um confronto entre G.O.A.Ts (acrônimo para “great of all times”, ou seja, melhor de todos os tempos).

Por isso o Super Bowl LV parecia ser tão especial, pois colocava de um lado Tom Brady, 43 anos, seis vezes campeão da NFL, 14 vezes finalista de conferência – das quais ganhou dez – , o dobro do segundo colocado, Joe Montana, e o QB (quarterback) com mais vitórias em pós-temporada, 32. Do outro, Patrick Mahomes, 25 anos, QB mais talentoso da Liga, atual campeão do Super Bowl e principal liderança do Kansas City Chiefs rumo ao bicampeonato.

Patrick Mahomes e Tom Brady frente a frente no Super Bowl LV – Foto: Reprodução/The Ringer

O mais vitorioso contra o mais talentoso, o passado da Liga contra o seu futuro, o clássico contra o moderno: todo esse conjunto simbólico se fazia presente na atmosfera do Raymond James Stadium, em sua totalidade. Entretanto a partida que se anunciava como o equilibrado duelo entre duas gerações não aconteceu, e o que se viu foi um domínio completo do time de Tampa do início ao fim.

O jogo 

O primeiro tempo foi de grande superioridade do time da Flórida, com a defesa do Buccaneers pressionando Patrick Mahomes. O resultado: o QB de Kansas não conseguiu impor o seu jogo, anotando apenas dois passes de oito tentativas no primeiro quarto. Enquanto isso, no ataque, a conexão entre Tom Brady e Rob Gronkowski funcionou duas vezes para touchdown. No último minuto do segundo quarto, após uma sequência de faltas infantis da defesa dos Chiefs, Tom Brady comandou mais uma campanha que culminou em TD (touchdown), desta vez convertido pelo também veterano Anthony Brown, o que ampliou o placar para 21 a 6.

Patrick Mahomes sendo pressionado pela defesa do Tampa Bay Buccaneers – Foto: Reprodução/The Washington Post

Na volta do intervalo, os Chiefs pareciam ter alterado sua estratégia a fim de enfatizarem o jogo terrestre e, assim, aliviarem a pressão exercida pela defesa dos Bucs sobre Mahomes. O plano de jogo garantiu ao time de Kansas um breve respiro no placar, ao diminuir a diferença para 21 a 9. Contudo o alívio não duraria muito tempo, pois logo a equipe da Flórida anotaria mais um TD, desta vez com Leonard Fournette, após uma corrida de 27 jardas até a end zone. Ao fim do terceiro quarto, Tampa Bay já vencia o jogo por 31 a 9 contra um Kansas City incapaz de esboçar uma reação.

O último quarto serviu apenas para sacramentar o domínio dos Buccaneers. Mahomes seguiu uito pressionado e viu-se obrigado a lançar bolas de longa distância, mas sem sucesso. Com essa vitória, os Bucs conseguiram seu segundo título de Super Bowl, que não conquistavam desde 2002, e consagraram-se como o primeiro time da história da Liga a se tornar campeão dentro do próprio estádio. Já Tom Brady obteve seu sétimo anel de campeão e entrou ainda mais para a história da NFL, como o maior de todos os tempos.

Tom Brady e seus filhos comemorando a vitória no Super Bowl contra os Chiefs – Foto: Reprodução/UOL 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s