Divulgação da edição 2021 do torneio no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter LBF)
Por Lucas Furtado Isaias
A Liga de Basquete Feminino “LBF” inicia a temporada 2021 na próxima segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, em um momento de superação. No ano passado, a temporada foi cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus com apenas três partidas realizadas e, pelo segundo ano consecutivo, com apenas oito equipes disputando a principal competição do basquete feminino brasileiro.
Diferente do basquete masculino, que tem muita visibilidade com o Novo Basquete Brasil (NBB), a LBF não tem a mesma vitrine e a mesma atenção, mesmo com a Seleção Brasileira conquistando o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Desistências de clubes por dificuldades financeiras também estão fazendo parte do torneio nos últimos anos. Nesta edição, o Sorocaba, por não conseguir ter dinheiro suficiente para a competição, desistiu de participar.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/08/11/basquetebr.jpg)
O torneio seguirá com o formato iniciado em 2019 com temporada regular, playoffs em melhor de três e a grande final em melhor de cinco partidas. O campeão da temporada 2019, Sampaio Basquete, junto de Ituano Basquete, Blumenau, Santo André/Apaba, Vera Cruz Campinas, AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva e Sodiê Doces/Mesquita/LSB compõem os times que estarão nesta edição que se estenderá até 29 de agosto, data prevista para o jogo 5 da final.