#LookDaFacha: Professora e alunas falam sobre roupa e identidade

Em um especial para o dia das mulheres, a professora Magda Valente e as alunas Cleo Bessa, Laura Motta e Mariana Benedito conversam sobre o significado da escolha de uma roupa e como o visual contribui para a formação da identidade pessoal

Por Bárbara Motta, Raphaella Machado e Rafaela Alves 

O que se veste está além de uma escolha do dia a dia, ali estão expressos sentimentos e vontades e, claro, a mensagem que gostaria de transmitir sobre você. Assim como conhecemos a frase “Você é o que come”, também tem a “Você é o que veste”. Não é á toa que para sair com os amigos, tem um estilo, para uma entrevista de emprego, há outro, ou então num dia não tão alegre, vem a escolha de uma blusa velha cinza, já em um dia feliz, escolhe uma de suas melhores roupas. O nosso interior e as nossas necessidades transparecem no que vestimos, com a moda podemos demonstrar quem nós somos por dentro e por fora, dando muita força à criação da nossa identidade.  

A professora Magda Valente e as alunas Cleo Bessa, Laura Motta e Mariana Benedito escolheram roupas nas quais se sentiam bem e contaram o porquê das escolhas. 

Magda Valente, formada em Comunicação Social pela FACHA e lecionando desde 2011 na casa, diz que moda é usar aquilo que te faz bem. Na foto, aparece posando ao lado do cartaz do “Alumni FACHA”, associação de ex-alunos da qual faz parte com muito orgulho. Sobre seu look, ela diz: “Calça lycra e camisão. Super confortável. Embora lycra, não é quente. Quando estudava na Facha, usava vestidos, saias, jeans. Nos anos 1990 quando fui cobrir o Carnaval para uma rádio precisava usar a blusa da emissora. Foi aí que “descobri ” no meu armário a calça de lycra “bailarina”. Do Carnaval de 1990 até hoje nunca mais deixei de usar. Uso alguns vestidos, saias, mas muito raramente”. 

Magda no pátio da Facha com o “camisão” e a calça lycra

Para Cleo Bessa, atriz formada pela CAL e publicitária em construção na FACHA, moda é identidade, é uma forma de se comunicar. Com roupa de academia, ela expressa o que sente quando usa esse look: “Eu adoro me movimentar. Sem dúvidas, roupa de ginástica é o que mais uso. Geralmente, escolho um shortinho e um top, depois é só jogar uma blusinha por cima. Look confortável, prático e levinho, perfeito para resolver as coisas do dia e, de quebra, fico pronta para treinar. Ótimo para afastar a preguiça também. Se já estou vestida, não tenho desculpas para não ir”. 

Cleo na praia usando sua roupa de treino 

Laura Motta, dona de um e-commerce de acessórios e pedras naturais chamada @atelie.mudrara e aluna de Publicidade e Propaganda da FACHA, opta sempre pelos looks larguinhos e confortáveis, é apaixonada por saia e top devido sua praticidade. Para Laura, a relação com o que se veste “transparece o máximo de Laura possível”, como uma forma de identidade. Acessórios são fundamentais e indispensáveis para compor seu look, brinco, colar, gargantilha e apostando sempre em cores pastéis e terrosas.

Laura aposta nos acessórios e no look mais fresquinho 

Mariana Benedito, estudante do 7º período de Jornalismo, compartilhou uma foto de 2019 que representa bem seu estilo e identidade. A estudante comenta sua história com a roupa e como foi seu processo em adquirir confiança e autoaceitação:“Durante muitos anos eu me escondia em blusas de manga larga e roupas que cobriam boa parte do meu corpo, porque eu tive muitos problemas de saúde que me fizeram engordar e emagrecer constantemente. Essa foto foi a primeira vez que eu saí de cropped na rua, e eu estava me sentindo muito confiante, porque foi em um momento que eu parei de ligar para o número que estava na balança e comecei a enxergar o quanto eu amava meu cabelo e outras características físicas.” Para Mariana, a moda é uma extensão da comunicação, ela diz:

“Eu posso entrar em uma sala e me expressar sem abrir a boca. Posso mostrar o quanto eu me amo e me sinto segura comigo mesma e que as opiniões de outras pessoas não importam mais. Eu posso defender uma posição política, posso contar minha história, tudo através da moda”. 

Mariana Benedito em 2019, em um show no Rio de janeiro

Deixe um comentário