FACHA Lives aborda a história da Justiça do Trabalho no Brasil em aula inaugural do curso de Direito

Foto de Capa: Reprodução

Por Lucas Furtado Isaias

O FACHA Lives teve uma edição especial na última quinta (4) com a aula inaugural do semestre letivo do curso de Direito. Na transmissão, o coordenador da Escola de Direito Hélio Alonso, prof. Fagner Sandes, recebeu o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e historiador Ivan Alemão para falar sobre o passado, presente e o futuro da Justiça do Trabalho no Brasil.  

O desembargador começou falando do quanto a Justiça do Trabalho está muito próximo na vida das pessoas e falou sobre o surgimento da legislação trabalhista: “A partir da Revolução Industrial e do trabalho assalariado, nós tivemos a necessidade dos trabalhadores se organizarem em sindicatos e reivindicar seus direitos, principalmente o aumento de salários e redução de jornadas. Este é o cenário bem dinâmico e ativo em que nasceu a legislação do Trabalho”, afirmou. 

O coordenador da Escola de Direito Hélio Alonso, prof. Fagner Sandes e o desembargador do TRT – 1a Região, prof. Ivan Alemão (Foto: Reprodução)

O jurista também falou das ramificações da legislação do trabalho, o individual e o coletivo, fez um retrospecto de suas transformações até a reforma trabalhista em 2017 e comentou sobre o futuro dos sindicatos que foram afetados com o fim da obrigatoriedade do imposto sindical: “Eu acho que falta espírito do associativismo o que faz surgir as associações.  O sindicato foi virando uma instituição basicamente para negociação coletiva e perdendo o espírito que une as pessoas em torno de uma profissão. O associativismo está em crise e por isso a dificuldade de os sindicatos terem filiados. No Brasil nunca tivemos a obrigatoriedade de associação, como em alguns países, mas tivemos a obrigação de pagar, o que é uma certa incoerência. Os sindicatos devem fazer uma reflexão no sentido de readequar a esta nova realidade”, afirmou.A  aula pode ser conferida abaixo: 

O FACHA Lives terá mais uma edição especial neste Dia Internacional da Mulher falando da presença feminina no jornalismo esportivo. A professora e coordenadora do curso de pós-graduação em Jornalismo Hard News da FACHA, Ana Paula Goulart, conversará com a jornalista da RecordTV, Aline Pacheco, que é uma das repórteres das transmissões do Campeonato Carioca na emissora. A live será realizada no canal da FACHA no Youtube, nesta segunda (8) às 19h. Para os alunos, o evento valerá quatro horas de atividades complementares.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s