Palmeiras vence o Grêmio e é tetracampeão da Copa do Brasil

Foto de Capa: Cesar Greco/Palmeiras 

Por Lucas Furtado Isaias 

O Palmeiras é campeão da Copa do Brasil pela quarta vez após vencer o Grêmio por 2 a 0 no jogo de volta, sacramentando uma temporada vitoriosa sob o comando de Abel Ferreira, na qual conquistou o título da Libertadores em janeiro. Com gols de Wesley e Gabriel Menino, o time mesmo com o empate ao seu favor lutou para conquistar a taça e neutralizar o Grêmio no Allianz Parque. Com a derrota, o time gaúcho também sofreu sua primeira derrota na nova casa do Palmeiras.

O primeiro tempo foi intenso. Já aos 5 minutos, Alisson tentou, mas foi para fora. Antes, Diego Souza no primeiro minuto iria passar a bola para o atacante Pepe, mas foi para linha de fundo. Dois minutos depois, Pepe não conseguiu chegar na bola cruzada, mesmo perto do gol. O Palmeiras em seguida começou a equilibrar o jogo, aos 18 minutos, chegou até fazer um gol com Rony, mas estava impedido. Com o tempo, o time paulista passou a dominar a partida e, aos 28, Raphael Veiga chutou de fora da área, mas Paulo Victor conseguiu segurar a bola.

No segundo período, o Palmeiras dominou mais a partida e aos 7 minutos Gustavo Gómez entregou a bola para Raphael Veiga que atravessou gramado, driblou Thaciano que estava tentando cavar uma falta, passou para Wesley que chutou para o gol, Paulo Victor até espalmou, mas não conseguiu impedi-la de atravessar a rede e ampliar a vantagem palmeirense na final. O Grêmio tentou chutar para o gol aos 23 minutos, mas Weverton defendeu e, 2 minutos depois, Ferrerinha passou para Diego e tocou para Jean Pyerre que acabou chutando para fora. Aos 39 minutos, um contra-ataque arrematou o campeonato com Mayke tirando a bola do Grêmio, passou para William que tocou para o Rony e em seguida deu uma assistência para Gabriel Menino sacramentar o terceiro título palmeirense da temporada que o Palmeiras também conquistou São Paulo e a América com o Campeonato Paulista e a Libertadores.

Em entrevista ao SporTV após a conquista, o técnico do Palmeiras Abel Ferreira falou da conquista e agradeceu a equipe pela conquista:

“Trabalho, qualificação, organização, capacidade, talento, estrutura. Estas foram algumas das palavras que me fizeram aceitar o convite. Ninguém é campeão antes de ser. Eu ouço os melhores treinadores do mundo dizerem que para se ganhar títulos é preciso matéria prima, ter um clube com estrutura forte, organizado e com massa associativa. Foi arriscado sim, mas quem arrisca não petisca. E eu não vim para passar férias, mas para ganhar troféus e eu precisei da ajuda dos nossos jogadores e mesmo depois de termos sido muito criticados pelo desempenho do Mundial, tivemos a capacidade de aguentar, de seguir em frente e de perceber que aprendemos em todos os momentos, quando ganhamos e perdemos.”

O técnico pediu ainda para as pessoas ficarem em casa para se proteger do coronavírus. São Paulo está em bandeira vermelha, quando só funciona serviços essenciais, pelo menos até o dia 19, para evitar o colapso do sistema de saúde como já ocorre em alguns estados como o Rio Grande do Sul.

O técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, em entrevista coletiva, pediu desculpas à torcida pela derrota e anunciou mudanças na equipe a partir de amanhã:

“Em primeiro lugar é pedir desculpas para torcida do Grêmio, onde ela apostou muito neste título como o elenco. Infelizmente não conseguimos dar esta alegria, até por causa deste sofrimento da pandemia. Eu tenho trocado bastante ideias com o presidente, nessas horas é ter cabeça tranquila e a partir de amanhã (hoje) a gente começa tomar algumas providências. A gente sabe muito o que deve ser feito e a gente vai fazer. Nós não estamos parados, nós estamos nos mexendo e providências serão tomadas”, afirmou.

O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, reiterou, em coletiva, que decisões serão tomadas já a partir desta segunda (8) e “no decurso do tempo”, já que algumas mudanças não serão tão rápidas. Na última sexta, o clube anunciou a renovação de Portaluppi por mais uma temporada. Com a derrota, o Grêmio terá que jogar a segunda fase da Libertadores e a partida de ida será na próxima quarta às 21h30 contra o Ayacucho na Arena do Grêmio. A partida de volta ocorrerá no dia 16, no mesmo horário e no estádio Garcilaso de La Vega em Cuzco.

Mesmo com o pedido de Abel Ferreira para todos ficarem em casa, diversos torcedores do Palmeiras desobedeceram ao toque de restrição que está em vigor entre 20h e 5h no estado de São Paulo e se aglomeraram perto do CT do Palmeiras para celebrar o título, mesmo no momento mais crítico da pandemia do coronavírus no Brasil. Nas imagens que circulam na internet, a grande maioria dos presentes não usavam máscaras e não praticavam o distanciamento social. Neste domingo, segundo a Secretária Estadual de Saúde, o estado de São Paulo, pela primeira vez, ultrapassou a marca de 80% de leitos de UTI exclusivos para Covid sendo utilizados. 80,05% dos leitos estão ocupados, neste momento, com 8.427 internados. Somando número de internados em UTIs e enfermarias com coronavírus, o estado também bateu um novo recorde com 19.049 internados.

Uma temporada termina e uma nova começa

A edição 2020 terminou neste domingo (7) e em menos de 48 horas já teremos a edição 2021 começando com os quarenta jogos da primeira fase espalhados até o dia 18. Nesta fase, os visitantes têm a vantagem do empate para se classificar para a segunda fase da competição. Os jogos de ida e volta só acontecem a partir da terceira fase.

Na última quarta (3), em desabafo para o SporTV/Premiere o técnico do América-MG, Lisca, criticou a realização dos deslocamentos para a realização da primeira fase do torneio em meio ao agravamento da pandemia do país e com estados vivendo o colapso dos sistemas de saúde locais. A CBF afirmou que vai manter a realização de suas competições. Nesta fase, o América enfrentará o Treze-PB no dia 18, às 17h, no estádio Presidente Vargas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s