Ágatha e Duda fecham a temporada com o 5º título consecutivo, o sexto em oito etapas disputadas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

Foto de Capa: Wander Roberto/Inovafoto/CBV 

Por Armando Edra e Rodrigo Glejzer

A oitava etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP), organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), reuniu alguns grandes nomes do cenário competitivo, como as duplas olímpicas Agatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca, para continuarem a disputa pelo campeonato brasileiro de vôlei de praia nas areias de Saquarema, Rio de Janeiro. As participações aconteceram entre os dias 18 e 21 de março com transmissão da própria CBV, responsável por exibir desde as partidas eliminatórias até as quartas, e do SporTV, televisionando as semis e a final da competição.  

Qualifying

Tal como as etapas anteriores do circuito, a oitava começou pelas partidas de qualifying, na quinta-feira (18), com 24 duplas concorrendo por 8 vagas na fase de grupos. Ao fim dos confrontos Ana Luiza/Tory (SC/CE), Talita Simonetti/Victoria Strehl (CE/RS), Flávia Moura/Bárbara Ferreira (RJ/RJ), Thainara/Sandressa (RN/AL), Lucília/Alana (SP/SP), Rupia/Carol Goerl (MG/RS), Maria Clara/Juliana Simões (RJ/PR), Melissa/Cris (SP/SP) credenciaram-se a enfrentar as atuais duplas melhores ranqueadas no torneio, além de terem a oportunidade de disputar pontos importantes para subirem na classificação. As vencedoras da primeira eliminatória terão pela frente Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patricia/Rebecca (MG/CE), Bárbara Seixas/Carol Solberg (RJ/RJ), Elize Maia/Thâmela (ES), Andressa/Vitória (PB/RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Talita/Maria Elisa  (AL/RJ), Josi/Juliana (SC/CE), Taiana/Hegê (CE/CE), Aline/Neide (SC/AL), Verena/Ângela (CE/DF), Carol Horta/Cacá Richa (CE/RJ), Thati/Izabel (PB/PA), Val/Vivian (RJ/PA) e Rafaela/Jéssica (PA/PA). 

Fase de Grupos e Oitavas 

A fase de grupos, iniciada na sexta (19), juntou os 24 melhores times brasileiros e os colocou frente a frente por 16 vagas nas oitavas de final. Na vice-liderança do CBVP, Agatha/Duda obtiveram o primeiro lugar geral após vencerem seus dois jogos com a melhor PA (média entre pontos feitos e sofridos) entre todas as duplas. Logo abaixo tivemos as líderes do ranking Ana Patrícia/Rebecca, seguidas por Seixas/Solberg, Taiana/Hege, Tainá/Victoria, Josi/Juliana, todas com duas vitórias. Fecham a classificação Thamela/Elize, Verena/Angela, Izabel/Thathi, Aline/Neide, Horta/Richa, Talita/Maria Elisa, Val/Vivian e Andrezza/Rosimeire depois de vencerem apenas uma de suas partidas, mas conseguirem uma melhor PA do que as demais equipes. 

Tory e Ana Luiza foi uma das duplas a sobreviver ao qualifying e ter a chance de jogar contra as melhores do país na fase de grupos. Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV. 

Enquanto a fase de grupos aconteceu pela manhã de sexta (19), as oitavas ocorreram na parte da tarde. O primeiro confronto ficou por conta da vitória de 2 a 0 de Andressa/Vitória sobre Verena/Angela. Favoritas a chegar em mais uma final, a quarta em oito disputadas, Ana Patrícia/Rebecca não tiveram muitos problemas para vencer Talita/Maria Elisa sem ceder nenhum set às adversárias. Duda/Agatha, líderes isoladas do campeonato, também conseguiram vencer seu duelo contra Val/Vivian por 2 a 0 e novamente se credenciaram a conquistar outra etapa do circuito. Taina/Victoria, Josi/Juliana, Taiana/Hege e Seixas/Solberg venceram outras duplas a conseguiram se manter rumo às fases finais. Coube a Thamela/Elize fecharem mais um dia de competição  com uma boa vitória sobre Talita/Victoria por 2 a 0.  

Quartas e Semi 

O terceiro dia (20) da oitava etapa teve tanto as decisões das quartas, pela manhã, como das semi, a noite. Primeira dupla a mostrar serviço no dia, Agatha/Duda marcaram presença em mais uma semifinal ao derrotar Andressa/Vitória por 2 sets a 0 (21/9 e 21/16). Nos jogos seguintes Taina/Hege e Seixas/Solberg também se garantiram na próxima fase ao baterem, respectivamente, Taina/Victoria e Josi/Juliana sem ceder nenhum set. O último confronto ficou por conta da disputa entre Thamela/Elize contra Ana Patricia e Rebecca com vitória da segunda equipe por 2 a 1 (10/21, 21/19, 12/15).  

Em busca de mais uma final, Duda/Agatha, vencedoras da última etapa, tiveram pela frente uma dupla estreante em semis no atual circuito, Tatiana/Hege. Apesar das líderes do ranking estarem mais habituadas aos confrontos das fases finais, as “novatas” não deixaram de fazer jogo duro e cederam a derrota apenas no tie-break com 2 a 1 (18/21, 21/15, 15/9). Na outra partida, Ana Patrícia/Rebecca não foram páreas para Seixas/Solberg e acabaram derrotadas por 2 a 0 (17/21, 21/23). Atualmente ocupando o segundo lugar, a mineira e a cearense acabaram vendo suas rivais, e principais concorrentes ao título, se isolarem ainda mais na ponta da tabela.  

Tatiana e Hege supreenderam no torneio ao disputarem sua primeira semifinal no atual CBVP. Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV. 

Disputa pelo Bronze 

Já na disputa do bronze, apesar de serem estreantes em semifinais, Tatiana/Hege seguiram com um jogo bem competitivo e não facilitaram a vida da dupla olímpica Ana Patrícia/Rebecca, que suaram para conquistar o terceiro lugar em uma vitória no tie-break por 2 sets a 1 (19/21, 21/15 e 15/11). Rebecca foi eleita a craque do jogo e a dupla alcançou a marca de 6 pódios durante a temporada. 

“Viemos da etapa de Doha do Circuito Mundial com um ritmo de jogo diferente. Sempre queremos dar o nosso melhor em todas as competições e estamos juntas. Estou muito feliz com esse pódio. Ontem fiquei chateada com a semifinal porque não apresentamos o nosso melhor voleibol, mas conseguimos levantar a cabeça e conquistamos esse bronze”, explicou Rebecca à equipe de reportagem da CBV.  

Duda, eleita a melhor jogadora do mundo, mantém o alto rendimento e o favoristismo para o ouro em Tóquio 2021. Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV. 

Final 

A final foi a consagração para excelente temporada da dupla Ágatha/Duda, que superaram, sem grandes dificuldades, Bárbara Seixas/Carol Solberg (RJ) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/17). O título foi o quinto consecutivo, o sexto de oito etapas disputadas, e a coroação das campeãs após uma temporada 2020/2021 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) praticamente perfeita. Duda foi eleita a craque da partida e comemorou muito a conquista de seu primeiro título brasileiro com apenas 22 anos. 

“Nos esforçamos muito. Se manter entre as melhores é ainda mais difícil do que chegar lá. Nosso time é muito estudado pelas outras duplas e queremos sempre mais. Aprendemos uma com a outra e tentamos tirar de todos os jogos onde podemos melhorar. Pela corrida olímpica, acabamos não participando de algumas etapas na temporada passada e colocamos como meta esse ano vencer o Circuito Brasileiro. Fico muito feliz de termos alcançado esse objetivo. É meu primeiro título brasileiro e é um sonho realizado. Quero agradecer a Ágatha, a toda comissão técnica e aos patrocinadores”

Duda, em entrevista ao Sportv. 

Ágatha reforçou o valor da conquista e do desempenho da dupla:

“É muito bom conquistar o que se coloca como meta. Acho que nosso time nunca tinha colocado tão forte isso como meta. E aí esse ano a gente colocou “vamos ser campeãs brasileiras”. Independentemente de o foco maior ser Tóquio, a gente tinha condição de primeiro brigar pelo Brasileiro e depois pensar lá na frente. E, na verdade, não deixa de ser uma construção para frente. Porque se colocando aqui querendo o primeiro lugar o tempo todo, a gente se obriga a toda hora ter que buscar ferramentas para conseguir estar em primeiro. E essa busca por ferramentas faz com que a gente aumente nossa bagagem para Tóquio. Então acho que foi a melhor coisa que a gente fez, focar no Circuito Brasileiro desde o primeiro torneio.  

Agora foco total internacional. Começar a estudar os times internacionais, jogar as etapas lá fora pensando já em quem são os times que vão estar nos Jogos Olímpicos. Foco total internacional a partir de agora”

Ágatha após o jogo, no Sportv.

Após a disputa do torneio feminino nesta semana, o torneio masculino será disputado na sequência, entre os dias 22 a 25 de março, mais uma vez no CDV. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s