Conheça o Núcleo de Iniciação Científica da FACHA

Foto de Capa: Luciana Alves

Por Bia Carlos 

VOCÊ SABIA QUE A FACHA TEM UM NÚCLEO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA? 

Não?! Então, vem descobrir com a gente 

Crédito da foto: Canva.com 

Crédito da foto: Canva.com 

O NIC – Núcleo de Iniciação Científica é, desde 2013, responsável por coordenar e organizar a Iniciação Científica, que tem como proposta promover que o estudante de graduação pesquise, visando, assim, ao fortalecimento das áreas e grupos de pesquisa da FACHA, além de proporcionar que sejam despertadas vocações e de incentivar talentos para a área da pesquisa e para a construção de um pensamento científico-tecnológico. 

Consequentemente, é construída uma ponte entre estudante, domínio do método científico e pesquisas desenvolvidas por professores da FACHA, concedendo, desta forma, subsídios para que os alunos sejam capazes de articular bem o seu objeto de estudo tanto na graduação quanto na pós-graduação. 

Ademais, vale dizer que é possível que os alunos participem dos projetos de forma voluntária ou como bolsista e que a participação como bolsista depende de um processo seletivo que ocorre anualmente e através de publicação de edital próprio. 

Para ressaltar ainda mais a importância do incentivo à pesquisa, conversamos, por e-mail, com a Professora Maria Paulina Gomes, uma das coordenadoras do Núcleo de Iniciação Científica.  

A entrevista, você confere a seguir: 

Bia Carlos – Qual a principal contribuição que o Núcleo proporciona na formação dos profissionais das áreas em que ele atua? 

Maria Paulina Gomes – Quanto aos cursos de Direito e de Comunicação, incluindo, também, os de Cinema e Rádio, TV e Internet, a IC (Iniciação Científica) é da maior importância, tendo em vista que, além de formar excelentes profissionais, a FACHA visualiza essas áreas como sendo científicas, necessitando de egressos que saibam pensar cientificamente e capacitados para produzir conhecimentos novos, utilizando procedimentos científicos. 

Bia Carlos – Qual conselho você daria para quem está pensando em seguir o caminho da Iniciação Científica? 

Maria Paulina Gomes – Então, respondendo a sua pergunta, o conselho que eu daria seria: Se você ainda não se inscreveu, faça-o assim que sair o edital. Também coordeno o TCC e vejo um diferencial enorme, dos alunos que fazem a IC. 

O aluno aprende a pensar cientificamente, a utilizar os procedimentos científicos e a pesquisar corretamente sobre um problema. Ainda computa horas de atividades complementares, tem o seu artigo publicado em E-book pela Editora FACHA e enriquece muito o seu Currículo Lattes, o que facilita seu ingresso num mestrado futuro. 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  

Para mais informações, vale a pena dar uma lidinha no Manual do Aluno. Você pode lê-lo, clicando no seguinte hiperlink -> Manual do Aluno – Regime de Créditos – 1º Semestre 2021 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s