Tudo normal! Lewis Hamilton vence o GP de Portugal e mantém a liderança no campeonato mundial

Foto de capa: Manu Fernandez/AP Images

Por Gabriel Orphão

Pela segunda vez na temporada, Lewis Hamilton, da Mercedes, subiu no topo do pódio e se consagrou vencedor de uma corrida no ano. Desta vez, o inglês venceu o Grande Prêmio de Portimão, em Portugal, e conquistou a sua 97ª vitória na Fórmula 1. O holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, e o finlandês Valtteri Bottas, também da Mercedes, completaram o pódio. 

Perfil oficial da Fórmula 1 divulga o pódio do GP de Portugal – Foto: Reprodução/Twitter F1 

Homenagens aos maiores do passado e do presente 

Durante o treino classificatório de sábado (01/05) para o Grande Prêmio de Portugal, uma imagem próxima ao Autódromo Internacional do Algarve chamou a atenção de vários admiradores do automobilismo. Com a legenda “Even legends have heroes” (mesmo as lendas têm heróis), o artista português Huariu preparou uma grande homenagem ao brasileiro Ayrton Senna e ao britânico Lewis Hamilton, em um grande gramado próximo ao autódromo. 

Ayrton Senna e Lewis Hamilton receberam uma bela homenagem do artista português Huariu Crédito: Reprodução/Twitter BandSports 

Neste mesmo dia 1 de maio, a morte de Ayrton Senna completou 27 anos. O tricampeão da F1 morreu em 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália. O piloto brasileiro marcou época na categoria e é um dos ídolos do heptacampeão Hamilton. Segundo o portal BandSports, o artista português levou cerca de 10 dias para terminar a homenagem, e utilizou 1.800 litros de tinta, em um longo gramado que possui 5.500 metros quadrados. 

Problemas logo nas primeiras voltas 

A largada do GP de Portugal contou com o pole position, Valtteri Bottas, conseguindo segurar a sua liderança, mesmo com a pressão de Hamilton e Verstappen. Na primeira curva, o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, ultrapassou o mexicano Sergio Pérez, e assumiu a quarta colocação.  

Porém, na segunda volta, o finlandês Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, tentou ultrapassar o italiano Antonio Giovinazzi, seu companheiro de equipe, e acabou tocando em sua traseira. O experiente finlandês, que foi campeão do mundial de pilotos em 2007, teve grandes danos na asa dianteira e foi obrigado a abandonar a corrida ainda na segunda volta. Por conta da batida, o carro de segurança foi acionado pela direção de prova. 

Kimi Räikkönen foi obrigado a abandonar a corrida ainda na segunda volta Crédito: Bryn Lennon/Getty Images 

Uma relargada frenética 

safety car entrou nos boxes no final da 6ª volta, autorizando o reinício da corrida. Logo assim que foi dada a bandeira verde, Max Verstappen conseguiu uma ultrapassagem magnífica pra cima de Lewis Hamilton, e assumiu a segunda colocação. Na 11ª volta, Hamilton aproveitou o vácuo deixado por Verstappen e recuperou a posição, superando o piloto da Red Bull Racing na entrada da primeira curva, em uma limpa ultrapassagem por dentro. 

Lewis Hamilton ultrapassou Max Verstappen na 11ª volta – Crédito: Divulgação/Twitter F1 

Na briga pelo 4º lugar, Sergio Pérez conseguiu ultrapassar Lando Norris na 16ª volta e recuperou sua posição de início. Na 20ª volta, Lewis Hamilton, com o auxílio da asa traseira e de um vácuo deixado por Valtteri Bottas, ultrapassou seu companheiro de equipe no começo da curva 1, assumindo a liderança da corrida. 

Paradas nos boxes foram essenciais 

O primeiro piloto do “top 3” a parar nos boxes foi Max Verstappen, que estava na terceira colocação. O piloto da RBR decidiu realizar seu pitch-stop na 36ª volta, e optou por colocar pneus duros e novos. Ao retornar a pista, voltou na 4ª colocação. Na volta seguinte, foi a vez de Valtteri Bottas parar. O finlandês também optou por colocar pneus duros, mas não possuía um conjunto novo de pneus, então foi obrigado a usar um usado. Ao retornar, o piloto da Mercedes voltou na frente de Verstappen, mas foi ultrapassado pelo holandês logo em seguida, e acabou caindo para a 4ª colocação. 

Bottas retornou à frente de Verstappen, mas foi ultrapassado logo em seguida
Crédito: Clive Mason – Formula 1/ via Getty Images 

Na 38ª volta, foi a vez do líder Lewis Hamilton ir para os boxes. O britânico e sua equipe optaram por colocar pneus duros, assim como os de Bottas e Verstappen. Porém, assim como seu companheiro de equipe, Hamilton não possuía um jogo de pneus novos e foi obrigado a ir com um usado. Com a ida do britânico aos boxes, a liderança foi assumida por Sergio Pérez, que não havia parado ainda. A liderança só foi recuperada por Hamilton na 51ª volta, ao ultrapassar o mexicano, que só optou por fazer sua primeira e única parada na volta 52. 

A briga pela volta mais rápida da prova 

Até a 64ª volta, o ponto extra, dado ao piloto que fizer a volta mais rápida da corrida, era de Sergio Pérez, com 1m20s643. Porém, na volta 65, a Mercedes e a Red Bull Racing, optaram por chamar Bottas e Verstappen aos boxes, para ambos colocarem pneus macios e brigarem pelo ponto extra. 

Valtteri Bottas conseguiu fazer a melhor volta do GP, com 1m19s865. Na última volta da corrida, Max Verstappen conseguiu bater Bottas e fez a melhor volta do GP, com 1m19s849. Contudo, a direção de prova sinalizou que o holandês havia ultrapassado os limites da pista, e com isso a sua volta foi invalidada, deixando o ponto extra para Valtteri Bottas. 

Site oficial da Fórmula 1 divulga as 5 voltas mais rápidas da corrida, sendo Valtteri Bottas o dono da mais veloz – Crédito: Divulgação/F1 

A Fórmula 1 volta no próximo fim de semana, com o Grande Prêmio da Espanha, no Circuito de Barcelona-Catalunha, disputado no município de Montmeló. A corrida está marcada para as 10h da manhã de domingo, no horário de Brasília. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s