Matéria do curso de Jornalismo incentiva a prática profissional em trabalhos

Foto de Capa: Ana Cristina Rosado

Por Bruna Bianchin

Preparar para o mercado de trabalho: esta é a missão de Ana Rosado, colunista social e professora da disciplina de Tópicos em Assessoria de Imprensa na FACHA.  

No início do semestre, ela pediu aos alunos que escolhessem uma empresa para fazer o plano de comunicação e algumas peças publicitárias. Tudo isso foi apresentado na semana de AV1 aos colegas e aos donos dos negócios. 

Os acadêmicos analisaram a fundo as necessidades do seu possível cliente e realizaram excelentes trabalhos. Luís Fernando nunca havia feito um plano de comunicação antes e confessa que ficou assustado pois era tudo muito novo.  

“Conversando com o meu grupo e pesquisando mais sobre, foi possível elaborar um trabalho de maneira sólida e segura, ao ponto de a professora sugerir que enviássemos o plano para uso da própria empresa escolhida. Foi um grande aprendizado que certamente me abriu os olhos para uma diferente perspectiva no mercado de trabalho”, afirma o jovem. 

Ao entrar na faculdade de jornalismo, grande parte dos estudantes não imagina se interessar pela área do marketing, por isso, disciplinas como a de Ana, fazem com que eles abram os olhos para o mercado, que está em ascensão nos últimos anos e tende a aumentar cada vez mais. 

Quem assistiu às apresentações pôde ver o brilho nos olhos dos convidados que conseguiram estar presentes e começaram a enxergar um potencial de crescimento na sua marca. Natasha Ribeiro, uma das convidadas, vende bolos para alcançar seus sonhos, o próximo será o doutorado em Teologia, em Roma. Com o plano apresentado, viu que seu negócio pode ser muito maior do que ela mesma imagina.  

Outro exemplo impressionante, foi o do aluno Idries que, junto com seu grupo, resolveu ajudar o pai no crescimento de uma ONG que oferece cursos de desenvolvimento de habilidades socioemocionais como a resiliência, a criatividade, a capacidade de escuta, o autoconhecimento e a gerência de emoções. Mais um momento lindo em meio a tantos outros.  

O grupo de Idries Bulkool ajudou ONG do pai do editor de esportes do Em Todo Lugar (Foto: Ana Cristina Rosado)

“As peças produzidas nesta primeira parte do curso foram indispensáveis para entendermos como se dá o mercado profissional no segmento de Assessoria de Comunicação. Desde os conceitos e processos até a produção final, os trabalhos contemplaram o que se tem de atual e eficaz para o setor. A participação de convidados, bem como a apresentação dos demais colegas complementaram possíveis ruídos, sempre com o olhar crítico e cirúrgico da professora Ana. Certamente sairemos com expertise suficiente para a inserção no mercado”, concluiu o aluno Bruno Fajardo.  

A partir dos projetos criados, os estudantes podem dar sequência e colocá-los em prática, com possibilidade de contratação por algumas das empresas selecionadas. Vimos, portanto, com a disciplina de Tópicos em Assessoria de Imprensa, que a faculdade abre portas para o mercado de trabalho e tudo o que é aprendido nela, pode ser estendido de uma forma inimaginável. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s