Foto de capa: Dan Istitene/F1 via Getty Images
Por Gabriel Orphão
Durante o Grande Prêmio da Espanha da Fórmula 1, foi possível notar que a rotina seguiu sendo a mesma: vitória do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes. O heptacampeão terminou a corrida na primeira posição, graças a estratégias bem definidas e executadas pela sua equipe. Com isto, Hamilton chegou a 98ª corrida vencida em toda a sua carreira.
Para completar o pódio, Lewis teve ao seu lado, mais uma vez, o holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, e o finlandês Valtteri Bottas, que é seu companheiro de equipe. Esta foi a 16ª vez que esses três pilotos foram juntos ao pódio.

Marcando história mais uma vez
No sábado (08/05), ao final do treino classificatório, Lewis Hamilton conseguiu mais uma marca histórica: chegou a 100ª Pole Position na carreira, ao marcar o tempo de 1m16s741, ainda na primeira tentativa do Q3. A marca, que até pouco tempo atrás era considerada praticamente impossível de ser batida, foi bastante comemorada pelo piloto, que fez um post nas redes sociais agradecendo aos integrantes da Mercedes:
“100 POLES! Não consigo nem começar a descrever como é isso. Não posso agradecer à equipe e a todos na fábrica o suficiente por tudo o que fizeram para nos ajudar a garantir esse marco incrível. Sinto-me muito humilde e muito grato. Parece que é minha primeira vitória de novo “
Um péssimo início para a Mercedes
As Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas enfrentaram grandes problemas logo no início da corrida: ambos os pilotos tiveram péssimas largadas, e acabaram perdendo posições. O britânico foi ultrapassado pelo piloto da RBR, Max Verstappen, enquanto o finlandês perdeu sua posição para o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari.
Ao final da primeira reta, logo após a curva 1, Hamilton e Verstappen quase se tocaram, mas o experiente heptacampeão mundial recolheu o carro, evitando uma batida que poderia tirar os dois pilotos da corrida. Quem também se deu bem na largada foi o australiano Daniel Ricciardo, da McLaren, que ganhou duas posições no início da corrida, pulando da sétima para a quinta colocação.
Problemas mecânicos, abandono, trapalhadas, carro de segurança e punições
Na 9ª volta da corrida, a AlphaTauri do japonês Yuki Tsunoda teve problemas mecânicos e apagou no meio da pista, fazendo com que o piloto, que estreou na Fórmula 1 nesta temporada, abandonasse a corrida.

Por conta do problema da AlphaTauri de Tsunoda, a direção de prova decretou que o carro de segurança entrasse na pista, ainda na 9ª volta do GP. Com isto, grande parte das equipes solicitou que seus pilotos entrassem nos boxes para realizarem a primeira troca de pneus. Durante este pit stop, o italiano Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, teve grandes problemas: sua equipe atrapalhou-se na hora de realizar a mudança de pneus, e sua parada levou cerca de 54 segundos, uma demora muito maior do que o esperado por todos.

O carro de segurança deixou a pista na 10ª volta, e os líderes da corrida mantiveram suas posições. Porém, o francês Pierre Gasly, da AlphaTauri, recebeu uma punição de 5 segundos da direção de prova, por ter largado à frente da sua posição determinada. O francês decidiu pagar a punição na 19ª volta, quando parou nos boxes para colocar os pneus médios, e ficou 5 segundos parado antes da troca.
Paradas nos boxes foram essenciais para o resultado
Verstappen e Hamilton pararam nos boxes na 25ª e na 29ª volta, respectivamente. A parada do piloto holandês não foi das melhores: a RBR levou 4.2 segundos para trocar os pneus de seu piloto principal. Enquanto isso, a equipe de Lewis teve um belo desempenho, e fez com que a troca de pneus do britânico demorasse apenas 2.7 segundos. Embora sua parada tivesse demorado mais, Max Verstappen conseguiu ultrapassar Lewis Hamilton enquanto o inglês estava nos boxes, e assumiu a liderança da corrida, onde ficou por 31 voltas.
Na 42ª volta, uma decisão da Mercedes surpreendeu grande parte dos fãs que estavam assistindo a corrida: Lewis Hamilton parou mais uma vez nos boxes, desta vez para colocar pneus médios. O tempo do pit stop do heptacampeão foi bom mais uma vez: 2.3 segundos. O inglês voltou a corrida na terceira colocação, 23 segundos atrás do líder, Max Verstappen, restando apenas 23 voltas para o final da corrida.
Na 52ª volta, Hamilton ultrapassou Bottas, seu companheiro de equipe, depois de muita resistência do finlandês, mesmo com a Mercedes pedindo que Valtteri abrisse passagem para Lewis.
Bottas optou por parar nos boxes na 54ª volta, e retornou na quarta posição, mas dessa vez com pneus macios. O piloto da Mercedes conseguiu recuperar o terceiro lugar ao ultrapassar Charles Leclerc, na 57ª volta.
Na volta de número 60, Lewis Hamilton aproveitou uma grande reta para ultrapassar, com uma certa facilidade, Max Verstappen e assumir novamente a liderança da corrida. O britânico tirou cerca de 23s em 17 voltas.
Após perceber que não seria mais possível ultrapassar Hamilton, Verstappen optou por parar mais uma vez nos boxes. Ele colocou pneus macios para tentar fazer a volta mais rápida da corrida e garantir um ponto extra no campeonato mundial de pilotos.
Na 63ª volta da corrida, o holandês bateu o mexicano Sergio Perez, e garantiu a volta mais rápida da corrida, com 1m18s149. Bottas ainda tentou bater a volta de Verstappen, mas fez apenas 1m19s430, deixando o ponto extra para o piloto da Red Bull Racing.

Situação do Campeonato
Com o resultado, Lewis Hamilton aumentou sua distância sobre Max Verstappen. O britânico agora possui 94 pontos, contra 80 do holandês. Bottas, é o terceiro, com 47 pontos, e é seguido por Lando Norris, Charles Leclerc, Sergio Perez, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Lance Stroll, Fernando Alonso e Yuki Tsunoda. Os pilotos Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel, Antonio Giovinazzi, George Russell, Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Nikita Mazepin ainda não pontuaram.
Pelo campeonato de construtores, a Mercedes continua sendo a líder, com 141 pontos, e tem a Red Bull Racing na segunda colocação, com 112 pontos. Em seguida, vem a McLaren, a Ferrari, a Alpine, a AlphaTauri e a Aston Martin. As equipes da Alfa Romeo, Williams e HAAS ainda não pontuaram.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, com o tão esperado Grande Prêmio de Mônaco, considerado um dos mais difíceis da temporada. A corrida será realizada no tradicional circuito da cidade de Monte Carlo, marcada para as 10h da manhã de domingo (23/05), no horário de Brasília.