7 estilos universais: conheça cada um e encontre o seu 


Conheça a história e as características desse estudo sobre os estilos


Por Bárbara Motta e Raphaella Machado 


Você já ouviu falar dos 7 estilos universais? Essas maneiras de expressão já eram faladas por profissionais da moda, porém a definição surgiu no livro Style Source: The Power of the Seven Universal  Styles for Women and Men, de Alyce Parsons e Mimi Dorsey. A obra, então, tornou-se praticamente um guia, bastante utilizado nas faculdades norte-americanas. O livro não apenas se limita aos estilos, mas fala sobre a personalidade do indivíduo e como interfere na escolha e na composição dos looks. Os estilos são: sexy, dramático urbano, natural esportivo, criativo, romântico, refinado e tradicional. 


Pode ser que de cara você já tenha se identificado com algum destes apenas pelo nome, também é possível que tenha se visto em vários. A definição não é para se limitar, mas para pautar os gostos de cada pessoa, até porque em moda o limite é você quem define. Transitar pelas 7 maneiras de se vestir não te torna uma pessoa sem estilo, apenas mostra sua personalidade e a mensagem que gostaria de transmitir para o mundo por meio das composições. A forma de se vestir pode mudar de uma semana para outra, ou até de um dia para o outro. Quando falamos de seres subjetivos, levamos em consideração sentimentos instáveis e momentos de vida diversos. Estamos em constantes mudanças internas e, como transmitimos quem somos e o que sentimos nos looks, as escolhas de comunicação com o mundo externo mudam também. 

“Os 7 Estilos Universais”/
Créditos: universal styleintl


Para definir seu ou os seus estilos, existem consultores do mundo da moda. Para essa definição, é importante entender a mensagem que a cliente quer passar e, além disso, ter sensibilidade e empatia. “É importante analisar o uso de cores, elementos visuais (a cliente é mais minimalista? Ou gosta de bolsos, zíperes, rendas, laços?) e também entender a mensagem que essa cliente quer passar”, segundo Aysha Corrêa, especialista em estilo. 


O estilo Sexy está relacionado com a imagem de mulher mais forte, poderosa e que gosta de roupas que valorizam seu corpo. A aposta é geralmente em roupas mais justas, com decotes e fendas, apostando em salto alto para dar mais elegância e chamar atenção. Estampas animal print e cores mais fechadas não podem faltar no guarda-roupa.

Já o Dramático Urbano é padronizado pelas cores escuras, o preto e cinza são indispensáveis na composição dos looks e a combinação de cores claras com escuras é uma característica indispensável para a mulher que pratica esse estilo. Jeans, couro e jaquetas, calças rasgadas, coturno e sapatos mais pesados são as peças-chaves para a formação marcante e moderna. 

Do lado esquerdo Sexy, do lado direito, Dramático Urbano/
Créditos: Pinterest.com


O Natural Esportivo é conhecido por ser mais despojado, é um dos estilos mais usados e amado pelas mulheres, por ser destacar na simplicidade das peças e passar um visual arrumado usando pouco e tendo menos trabalho na hora de compor. Cores alegres, neutras, práticas e confortáveis fazem parte. Além disso, tecidos macios, roupas mais largas e sapatos baixos são peças essenciais.

O estilo Criativo é basicamente a mistura de todos os outros 6 estilos universais, abusando bastante na mistura de estampas, é para mulheres ousadas que gostam de criar e mostrar uma imagem de mais independência, ditando a própria moda. Palavras que definem o Criativo são: coragem, ousadia, independência e liberdade. 


Natural esportivo e Criativo/
Créditos: Pinterest


Romântico caracteriza as mulheres mais femininas e doces, que usam peças mais soltas no corpo como saias rodadas e vestidos, muitas vezes com babados e rendas. Tons claros, pastéis, estampas floridas, sapatilhas nos pés e acessórios delicados são o que definem o armário da pessoa que se encaixa no Romântico.

Refinado é o mais elegante dos 7, as peças além de serem clássicas, tem um caimento perfeito, sendo moderno, sofisticado e luxuoso. Estampas discretas e harmoniosas compõem o look das mulheres que optam por essa forma de se vestir. Tecidos mais nobres, salto alto, acessórios mais chamativos, como joias, são peças-chaves.  

Romântico de um lado e Refinado do outro/Créditos: Pinterest.com 


Por fim, o estilo tradicional, estilo para mulheres que gostam de looks mais formais, neutros e com poucos detalhes, buscando sempre peças de uma excelente qualidade e que tenham um bom caimento. Elas optam por estampas mais discretas e apostam no vinho, preto e creme, querendo transmitir uma imagem mais conservadora e séria. Blazer, saias midi, calças sociais e sapatos fechados como scarpin são peças coringas. 

Estilo Tradicional /
Créditos: Pinterest

 
Agora que você conhece todos os 7, se identificou com algum ou alguns desses estilos? Conta pra gente! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s