Conheça a história e as características desse estudo sobre os estilos
Por Bárbara Motta e Raphaella Machado
Você já ouviu falar dos 7 estilos universais? Essas maneiras de expressão já eram faladas por profissionais da moda, porém a definição surgiu no livro Style Source: The Power of the Seven Universal Styles for Women and Men, de Alyce Parsons e Mimi Dorsey. A obra, então, tornou-se praticamente um guia, bastante utilizado nas faculdades norte-americanas. O livro não apenas se limita aos estilos, mas fala sobre a personalidade do indivíduo e como interfere na escolha e na composição dos looks. Os estilos são: sexy, dramático urbano, natural esportivo, criativo, romântico, refinado e tradicional.
Pode ser que de cara você já tenha se identificado com algum destes apenas pelo nome, também é possível que tenha se visto em vários. A definição não é para se limitar, mas para pautar os gostos de cada pessoa, até porque em moda o limite é você quem define. Transitar pelas 7 maneiras de se vestir não te torna uma pessoa sem estilo, apenas mostra sua personalidade e a mensagem que gostaria de transmitir para o mundo por meio das composições. A forma de se vestir pode mudar de uma semana para outra, ou até de um dia para o outro. Quando falamos de seres subjetivos, levamos em consideração sentimentos instáveis e momentos de vida diversos. Estamos em constantes mudanças internas e, como transmitimos quem somos e o que sentimos nos looks, as escolhas de comunicação com o mundo externo mudam também.

Créditos: universal styleintl
Para definir seu ou os seus estilos, existem consultores do mundo da moda. Para essa definição, é importante entender a mensagem que a cliente quer passar e, além disso, ter sensibilidade e empatia. “É importante analisar o uso de cores, elementos visuais (a cliente é mais minimalista? Ou gosta de bolsos, zíperes, rendas, laços?) e também entender a mensagem que essa cliente quer passar”, segundo Aysha Corrêa, especialista em estilo.
O estilo Sexy está relacionado com a imagem de mulher mais forte, poderosa e que gosta de roupas que valorizam seu corpo. A aposta é geralmente em roupas mais justas, com decotes e fendas, apostando em salto alto para dar mais elegância e chamar atenção. Estampas animal print e cores mais fechadas não podem faltar no guarda-roupa.
Já o Dramático Urbano é padronizado pelas cores escuras, o preto e cinza são indispensáveis na composição dos looks e a combinação de cores claras com escuras é uma característica indispensável para a mulher que pratica esse estilo. Jeans, couro e jaquetas, calças rasgadas, coturno e sapatos mais pesados são as peças-chaves para a formação marcante e moderna.

Créditos: Pinterest.com
O Natural Esportivo é conhecido por ser mais despojado, é um dos estilos mais usados e amado pelas mulheres, por ser destacar na simplicidade das peças e passar um visual arrumado usando pouco e tendo menos trabalho na hora de compor. Cores alegres, neutras, práticas e confortáveis fazem parte. Além disso, tecidos macios, roupas mais largas e sapatos baixos são peças essenciais.
O estilo Criativo é basicamente a mistura de todos os outros 6 estilos universais, abusando bastante na mistura de estampas, é para mulheres ousadas que gostam de criar e mostrar uma imagem de mais independência, ditando a própria moda. Palavras que definem o Criativo são: coragem, ousadia, independência e liberdade.

Créditos: Pinterest
Romântico caracteriza as mulheres mais femininas e doces, que usam peças mais soltas no corpo como saias rodadas e vestidos, muitas vezes com babados e rendas. Tons claros, pastéis, estampas floridas, sapatilhas nos pés e acessórios delicados são o que definem o armário da pessoa que se encaixa no Romântico.
Refinado é o mais elegante dos 7, as peças além de serem clássicas, tem um caimento perfeito, sendo moderno, sofisticado e luxuoso. Estampas discretas e harmoniosas compõem o look das mulheres que optam por essa forma de se vestir. Tecidos mais nobres, salto alto, acessórios mais chamativos, como joias, são peças-chaves.

Por fim, o estilo tradicional, estilo para mulheres que gostam de looks mais formais, neutros e com poucos detalhes, buscando sempre peças de uma excelente qualidade e que tenham um bom caimento. Elas optam por estampas mais discretas e apostam no vinho, preto e creme, querendo transmitir uma imagem mais conservadora e séria. Blazer, saias midi, calças sociais e sapatos fechados como scarpin são peças coringas.

Créditos: Pinterest
Agora que você conhece todos os 7, se identificou com algum ou alguns desses estilos? Conta pra gente!