Foto de capa: Reprodução/Esporte Goiano
Por Lucas Furtado Isaias
O autódromo de Interlagos, na capital paulista, recebeu neste domingo (16/05) a 2ª etapa da temporada 2021 da Stock Car. Teve uma rodada dupla elétrica com direito ao primeiro piloto estrangeiro a vencer, de maneira individual, uma corrida e um acidente que assustou a todos.
Na 1ª corrida em uma etapa com poucos acontecimentos, Gabriel Casagrande dominou tranquilamente a prova e venceu, mesmo sofrendo punição. Na segunda prova com disputas mais intensas pelas primeiras posições, o piloto da Fórmula E, Antônio Felix da Costa, que substituiu Ricardo Maurício nesta etapa por ter testado positivo, escreveu história ao vencer a corrida final marcada por um acidente envolvendo o carro de Gaetano Di Mauro.
A etapa contou com uma novidade para a temporada: duas corridas com meia hora de duração mais uma volta final cada. O treino classificatório no sábado decidiu a formação do grid de largada da primeira prova. Na segunda prova, os dez melhores colocados da corrida anterior largaram em posições invertidas (o 1° em 10°, 2° em 9°, o 9° em 2°, o 10° em 1°, por exemplo) e do 11° em diante largam nas posições que completaram a prova inicial.
1ª Corrida
O começo foi tumultuado com várias batidas e com 30 segundos de prova, Cacá Bueno e Marcos Gomes acabaram saindo da pista empurrados pelo carro do Rubinho Barrichello em um destes incidentes. Cacá não conseguiu retornar à pista. Allam Khodair, que ficou com a segunda colocação por uma diferença de cinco milésimos do tempo de Gabriel Casagrande no treino classificatório, quase ultrapassou o pole position, mas o piloto da AMattheis Vouge Motor se segurou na ponta. Com cerca de três minutos de prova, Gomes e Barrichello, com os carros avariados pelo acidente na largada, abandonaram a prova.
Na 7ª volta, Ricardo Zonta e Thiago Camilo brigaram pela terceira colocação, mas o piloto da RCM Motorsport empurrou o carro de Camilo para fora da pista, o que o fez sair da briga pela pontuação e Zonta ser punido no fim da prova com a perda de 10 segundos do tempo final.
A briga pela liderança de Casagrande e Khodair persistiu durante toda a corrida e esquentou na reta final com a punição que Casagrande sofreu de perda de 5seg sob o resultado final na corrida pela batida com o carro do Diego Gomes no começo da prova. A diferença no momento da punição era de mais de 5min e diminuiu por alguns momentos, mas o uso do push fez com que a diferença aumentasse a partir dos 25min transcorridos de prova. Nos segundos finais a diferença se estreitou e realimentou as esperanças de Khodair conseguir vencer, mas Gabriel Casagrande cruzou a bandeira e ficou com 539seg a frente, mesmo com a punição.
Durante a etapa, outras brigas impactaram a corrida, paralelamente, como a pelo terceiro lugar entre Bruno Baptista e Cesar Ramos e a do convidado Antônio Félix da Costa por posições no pódio. Bruno conseguiu terminar na terceira colocação e Félix terminou na nona colocação, apesar de em alguns momentos ter conseguido a oitava posição, mas foi ultrapassado por Pedro Cardoso. Thiago Camilo que foi atingido por Zonta terminou em 11°.
2ª Corrida
O começo da prova foi tranquilo, diferente da primeira corrida, mas um acidente com 1min30seg transcorridos envolvendo vários carros tirou Sérgio Jimenez da prova devido aos estragos que sofreu o seu carro. No começo da segunda volta, Gabriel Casagrande tentou ultrapassar Bruno Baptista, mas não conseguiu e precisou usar a área de escape na curva do S do Senna para não perder a décima posição para Felipe Massa, logo em seguida Casagrande perdeu posições na prova.
A briga pela segunda posição foi muito intensa, mas Antônio Felix da Costa perdeu a vice-liderança da prova para Pedro Cardoso. Na quarta volta, o português tentou retomar a sua posição anterior, mas Denis Navarro ultrapassou os dois e ficou com o segundo lugar, apesar de Félix ultrapassar Cardoso. No meio da prova, Gustavo Frigotto abandonou a corrida com um dos pneus dos carros atravessando na pista, mas sem causar riscos e transtornos.
Aos 18 minutos transcorridos, Galid Osman, que liderava a naquele momento, precisou ir para o pit stop para fazer o abastecimento do carro, mas a equipe demorou e Antônio Félix da Costa aproveitou e assumiu a dianteira da prova, mas 2min depois Alexandro Salas assumiu a dianteira da prova durante pouco mais de 1min sendo em seguida ultrapassado pelo piloto convidado que reassumiu a ponta. Galid perdeu muitas posições com o erro de cálculo de sua equipe. Durante boa parte da etapa, Daniel Serra brigou pelas primeiras posições na corrida chegando a assumir a 3ª posição na 14ª volta em uma recuperação iniciada na 1ª corrida quando largou em último por conta de uma punição e fechou em 24° lugar.
Na penúltima volta, uma disputa pelo segundo lugar causou um acidente assustador com o carro de Gaetano Di Mauro tocando nos carros de Daniel Serra e Alexandro Salas e em seguida decolando e batendo na mureta. Gaetano precisou ser hospitalizado, mas, horas após a prova,em vídeo nas redes sociais, disse que está bem. A corrida acabou em safety car e Antônio Felix da Costa venceu a prova sendo o primeiro piloto a vencer, de maneira individual, uma prova da categoria. Antes, o argentino Néstor Girolami venceu ao lado de Ricardo Maurício, a corrida de duplas na temporada 2015. Daniel Serra fechou em 2° e Alexandre Salas em 3°.
Félix não terá os seus pontos computados por não ser filiado à Confederação Sul-Americana de Automobilismo, cláusula no regulamento da categoria que obriga esta formalidade, entretanto sua atuação dá motivação a reta final de temporada da Fórmula E. O piloto venceu a prova de Mônaco com uma ultrapassagem na última curva próximo a linha de chegada e está em 4° na classificação geral de pilotos com 52 pontos. São 10 pontos de diferença que separam o piloto português do líder, o holandês Robin Frinjs. Nyck DeVires (57) e Mitch Evans (54) ocupam, respectivamente, a segunda e terceira posição. A próxima etapa será uma rodada dupla no México em 19 e 20 de junho.
Com os resultados, Daniel Serra conseguiu segurar a liderança geral com 64 pontos, mas agora dividindo a posição com Bruno Baptista. Átila Abreu tem 62 pontos, César Ramos obteve até aqui 61, Denis Navarro, 57 e Gabriel Casagrande está em sexto com 56 pontos. Nas equipes, a disputa pela liderança está entre Ipiranga Racing e Shell V-Power com, respectivamente, 106 e 105 pontos. RMC Motorsports e Eurofarma RC duelam pela 3ª posição e a diferença também é de um ponto, na ordem, estão com 94 e 93 pontos. Blau Motorsport I tem 75 pontos e A. Mattheis Vougel Motorsport está em sexto com 63. A próxima etapa será no circuito de Vellocittá na cidade paulista de Mogi Guaçu em 19 de junho.