Flamengo segue vivo para avançar às quartas, e Botafogo entra no Z-4 pelo Brasileirão Feminino A1

Foto de capa: Reprodução/CBF

Por Júlia Nascimento

Após duas semanas de intervalo, o Brasileirão Feminino Série A1 voltou repleto de goleadas. A 14ª e penúltima rodada da primeira fase foi bem aproveitada pelas mandantes, que saíram de casa com os três pontos em seis dos oito jogos. Foi o caso do Flamengo, apesar de a vitória não ter trazido alguma subida na tabela. Mas uma das duas exceções foi no jogo do Botafogo, que acabou entrando na zona de rebaixamento. Na liderança, o Corinthians permanece seguindo firme rumo ao bicampeonato seguido, ainda com três pontos de vantagem para o segundo lugar, o rival Palmeiras. E, no jogo do Timão, hat trick de Gabi Nunes, autora de três dos cinco gols paulistas.

As Meninas da Gávea receberam o Avaí Kindermann no último sábado (19/06). A partida era um confronto direto pelo G-8, grupo que classifica seus integrantes para a próxima fase do campeonato, das quartas de final. Isso porque as catarinenses ocupavam a oitava posição, e as cariocas, a nona. Com esse cenário, o jogo foi disputado como o esperado. Tanto que as visitantes foram superiores durante quase toda a primeira etapa, com mais posse de bola e presença no ataque, enquanto as mandantes priorizaram o contra-ataque. Mas um fator fez com que tais posturas mudassem. Aos 42 minutos, Zóio recebeu cartão vermelho após entrada dura em Jayanne, deixando o Avaí com uma a menos para todo o segundo tempo.

O gol da capitã Ana Carla que deu a vitória ao Flamengo

O Flamengo, então, resolveu tomar as rédeas da partida e foi para cima com o objetivo de aproveitar a vantagem numérica em campo. Enquanto isso, quem passou a priorizar a marcação e as subidas em velocidade foi o time catarinense. Após algumas chances reais desperdiçadas, já aos 41 da etapa final, a capitã Ana Carla cobrou falta com precisão na entrada da área, acertou o ângulo e garantiu a importante vitória do Rubro-negro: 1 a 0. O Flamengo, então, foi para 18 pontos, ainda na nona colocação, mas diminuiu a vantagem do Avaí para dois pontos. O que significa que, se vencer na próxima rodada e as catarinenses perderem, as cariocas conquistam a vaga para as quartas. Para isso, precisam superar a forte Ferroviária na quinta-feira (24/06) às 15h na Fonte Luminosa (SP).

Já as Gloriosas vivem ambiente bem diferente e negativo. Receberam as meninas do Santos também no último sábado (19/06). O clássico alvinegro histórico no futebol masculino, com duelos lendários entre Garrincha e Pelé, teve apenas seu primeiro episódio no feminino. Mas, desta vez, não se pode dizer que existia um equilíbrio em campo ou na tabela. Enquanto as cariocas precisavam vencer para se manterem fora do Z-4, as paulistas estavam em terceiro lugar, já classificadas à próxima fase. E, no gramado, tinham a presença de Cristiane, atacante que faz parte da história da Seleção Brasileira e jogadora com mais gols no futebol feminino na história das Olimpíadas (14).

Os gols de Botafogo 2×3 Santos

E o jogo foi dela, justo em sua primeira atuação após a convocação para Tóquio, da qual ela ficou de fora. Logo no primeiro minuto, a atacante cobrou falta, a bola desviou na barreira e obrigou Rubi a fazer grande defesa. Mas, aos 16, pênalti para o Peixe: mão de Brenda na bola e Cristiane converteu a cobrança. As visitantes se animaram e foram para cima em busca do segundo, que veio aos 39. A goleira alvinegra falhou em saída de bola e deu no pé de Cristiane, que não desperdiçou. Pouco depois, Camila Martins cabeceou na trave, deixando o terceiro no quase.

Precisando ao menos somar um ponto com o empate, o Botafogo voltou do intervalo tentando reagir. E conseguiu: aos oito minutos, Kamilla foi derrubada por Bruninha na área, pênalti. Káren bateu e diminuiu o placar: 2 a 1. No entanto, ao invés da igualdade, veio o terceiro gol do Santos, quando Sole recebeu bela assistência de Cristiane e concluiu bem na saída de Rubi aos 31. As Gloriosas não desistiram, e Kélen marcou a partir de boa e rápida troca de passes aos 38: 3 a 2. Mas nenhuma bola entrou mais, fim de papo no Luso Brasileiro. Com a derrota, a equipe alvinegra entrou no Z-4, em 13° com 10 pontos, um a menos que o Minas Brasília-DF, primeiro time fora da zona. Logo, o Botafogo tem que fazer sua parte contra o Grêmio na quinta-feira (24/06) às 15h fora de casa e torcer para que as candangas não vençam na decisiva rodada 15.

Os outros resultados da rodada foram:

São José 0x0 Ferroviária

Corinthians (Gabi Nunes três vezes, Victoria e Gabrielle) 5×0 Minas Brasília-DF

São Paulo (Nana e Carol) 2×0 Real Brasília-DF

Cruzeiro (Dayana, Vanessa, Mariana e Thalita) 4×0 Bahia

Palmeiras (Beatriz duas vezes, Thais Ferreira duas vezes, Duda Santos, Agustina, Maria e Tainara) 8×0 Napoli-SC

Internacional (Fabiana e Milena) 2×1 Grêmio (Lais)

Confira como ficou a classificação completa após a rodada 14:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s