Loungewear: roupas modernas e confortáveis em estilo pijama

Conheça a tendência de peças leves e estilosas que contribuem com a sustentabilidade na moda

Por Rafaela Alves

Usar pijama para passear pode ser o sonho de muitas pessoas. Por isso, o Loungewear pode ser a opção ideal. O termo se refere ao estilo de roupas confortáveis que podem ser usadas para sair ou ficar em casa.

As peças são em estilo de pijama, feitas de tecidos e estampas modernas que lembram os looks do estilo chic.Os famosos conjuntos de moletom monocromáticos também fazem parte desse estilo.

Essa moda não é brega. Muitas famosas que são referência no mundo da moda, como Hailey Bieber e as irmãs Kendall e Kylie Jenner usam looks lounge. As peças conseguem transmitir um ar de modernidade e sofisticação incomuns. O Longewear une o útil ao agradável: estilo e conforto.

Confira alguns looks com peças desta tendência:

Conjunto com calça pantolona e casaco cropped / Foto: Missguided
Conjunto de calça e blusa moletom/ Foto: Nora Milles
Conjunto estampado com salto e acessórios/ Foto: Bity Coelho
Conjunto amarelo com estampa minimalista e acessórios/ Foto: Cut e Paste
Hailey Bieber/ Foto: Matrix Pictures
Kendall Jenner / Foto: Pinterest

Marcas que unem loungewear e sustentabilidade

Ana Amélia e Ana Luísa são as donas da Lalie Lalou, uma loja de peças em Loungewear criada em 2007. Elas resolveram criar a empresa por sentirem a necessidade de produzir lingerie e peças de homewear que gostariam de usar, mas não encontravam.

Depois de 10 anos no mercado, descobriram o estilo Loungewear, que segundo elas, passou a ser “o DNA da marca”.

Para as sócias, as roupas não são feitas para ocasiões específicas, e comentam: “São roupas desenvolvidas para serem usadas de diferentes formas, sem rótulos, seja para dormir, trabalhar em home office e até sair na rua, com a única exigência de serem absolutamente deliciosas de usar”.

Chemise Naide Preta, da Lalie Lalou/ Foto: Lalie Lalou
Vestido Japonesa Longo, da Lalie Lalou/ Foto: Lalie Lalou

Com o crescimento do trabalho em home office, algumas pessoas começaram a se arrumar para ficar em casa. Por causa disso, peças da tendência de Longewear passaram a ser uma alternativa.

Sobre a consolidação dessas peças no mundo da moda, elas respondem: “Com todas as grandes mudanças no estilo de vida que a pandemia exigiu, a moda lounge sem dúvida passa a ser cada vez mais reconhecida. Acredito que o foco no conforto e no bem estar dentro de casa veio para ficar”.

O longewear não é uma tendência moderna apenas no estilo, mas na ética. A Lalie Lalou é uma empresa que tem se atentado para questões sustentáveis em sua produção.

Ana Amélia e Ana Luísa dizem: “Nosso objetivo é ser uma marca em sintonia com o nosso público-alvo, que busca qualidade de vida. Nossas peças são atemporais e desenvolvidas com um tecido de alta tecnologia e alta durabilidade – uma poliamida de toque delicioso, antitóxico e antialérgico.”

“Além disso, é ecológico: enquanto a microfibra comum demora várias décadas para ser absorvida, nesse tecido, a decomposição acontece em 50% no primeiro ano e, em 3 anos, o artigo já está totalmente decomposto”, disseram as fundadoras.

Na pandemia, Alessandra Brito e Adriana Mattar resolveram criar a Strela, empresa carioca que também aposta no loungewear. Alessandra, formada em design de produtos e com mais de 30 anos de experiência na área, diz que Adriana foi quem a convidou para desenvolver a marca. As duas foram modelos por muito tempo.

Sobre as roupas confortáveis e o trabalho em casa, Alessandra comenta:

“Acredito que as pessoas vão ficar mais em casa. Como os home offices se tornaram realidade, é uma tendência termos roupas mais confortáveis”.

Alessandra Brito, fundadora da Strela, com peça da loja/ Foto: Reprodução/ Instagram @shopstrela
Modelo usando conjunto Andrea e Cardigan Patrícia/ Foto: Reprodução/ Instagram @shopstrela

Uma das marcas da Strela é a sustentabilidade. Para Adriana, esse tema é o propósito principal da marca: “O pijama é muito interessante, porque não tem essa obsolescência programada da moda. Eu topei essa sociedade falando ‘vamos fazer somente pijamas sustentáveis, ou mais sustentáveis possíveis’.

“A Strela tem como propósito ser sustentável, não só em tecidos, mas também social e economicamente”, comenta a empresária.

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