Rugby seguirá com o mesmo formato da Rio 2016 e Seleção Feminina Brasileira está presente

Foto de capa: Rebeca Doin 

Por Lucas Furtado Isaias 

Um dos esportes mais recentes na programação olímpica, o Rugby Sevens está na grade olímpica desde a Rio 2016 numa retomada da modalidade aos Jogos Olímpicos após 92 anos. Segue as mesmas regras dos grandes torneios, mas com duas diferenças importantes: como o próprio nome diz, são times de 7 jogadores ao invés de 15 e também na minutagem que compõe de dois tempos de 7min ao invés dos 40min tradicionais em torneios de Rugby Union. Na final, o tempo é estendido para 20min divididos em duas partes de 10.  

Regras de disputa

O objetivo é levar a bola até a linha de fundo do adversário onde é realizado o try que vale cinco pontos. Em seguida, o jogador tenta a conversão em uma linha paralela às laterais e que também seja um ponto perpendicular onde vai ser feita a cobrança e chuta a bola na rede, que, caso seja convertido, vale dois pontos. O scrum é um dos grandes lances deste esporte e ocorre após uma penalização ou jogada irregular quando jogadores formam linhas, uns contra os outros, para ver quem consegue a pegar a bola. Em caso de penalidades, a cobrança vale três pontos. O tamanho do gramado (100m x 70m) é o mesmo do Rugby Union.  

O Brasil enfrentando a Grã-Bretanha na estreia do rugby feminino em 2016.
Foto: Fernando Frazão – 06/08/2016.

O formato do torneio seguirá o mesmo em Tóquio 2020: três grupos de 4 países se enfrentando entre si onde se classificam os dois primeiros colocados e dois melhores terceiros colocados para as quartas de final. Os eliminados se enfrentarão em duelos que vão decidir as disputas de 9° e 11° colocados. Os derrotados nas quartas de final vão seguir caminho similar para definição de confrontos pelo 7° e 5° lugares. Os eliminados nas semifinais vão disputar o bronze. O Rugby Sevens na Rio 2016 teve como vencedores Fiji que venceu o Reino Unido por 43 a 7 no masculino e a Austrália que venceu a Nova Zelândia por 24 a 17 no feminino. 

Brasil em Tóquio  

A Seleção Feminina estará presente em Tóquio 2020 e conseguiu a vaga após vitória do Pré-Olímpico Sul-Americano de Rugby Sevens em julho de 2019. A Masculina decidiu desistir do Pré-Olímpico Mundial por conta da reta final de sua preparação das Eliminatórias para a Copa do Mundo de Rugby XV e está fora da Olímpiada.  

Programação 

Todas as partidas de rugby ocorrerão no Tokyo Stadium e as medalhas sairão no último dia dos torneios masculino e feminino, respectivamente.  Confira todas as datas no calendário abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s