O debate entre as duas gerações que mudou a percepção do que é cafona para os millennials
Por Flavia Messeder
Um assunto que está rendendo discussões e memes nas redes sociais é o termo cringe. O título faz referência a algo vergonhoso, que provoca a sensação de “vergonha alheia” — como é conhecido pelos millennials, nascidos nos anos 80 até a primeira metade dos anos 90. A origem desse papo foi por meio de um tweet da podcaster e estudante de psicologia Carol Tchulim (@tchulim), onde ela pergunta aos jovens da geração Z (Gen Z) — nascidos entre os anos 1995 e 2010 — o que eles consideram ser um mico da geração millennial.
Para os membros da Gen Z, alguns hábitos, programações e roupas são considerados muito cringe para continuar em exibição, ou seja, ultrapassados mesmo! Acontece que, no âmbito da moda, algumas tendências se tornam responsáveis por marcar gerações, por mais que a moda seja considerada cíclica.
Muitos debates foram publicados nas redes sobre o assunto, até que o Google Brasil divulgou na última quarta-feira (23) que a palavra “cringe” foi uma das 50 mais pesquisadas do país. Já a pergunta pelo seu significado chegou a ser a mais pesquisada do Brasil nos últimos 7 dias. E para ninguém ficar de fora do que é uma moda cringe, confira alguns dos itens e tendências mais citados de acordo com o termo.
Calça skinny:
Esse modelo super ajustado no corpo foi uma das peças mais citadas como item de um guarda-roupa cringe. O jeans stretch, tão usado pelos Millennials, agora é ignorado pela geração Z, que prioriza looks mais confortáveis.
Cintura Baixa:
Um clássico dos anos 2000, o cós baixo conquistou desde as celebridades do POP ao público anônimo. Apesar de ter o seu momento de fama, atualmente é uma peça que recebe críticas de todas as gerações por provocar uma marcação abaixo da cintura.
Sapatilha com ponta redonda:
Um dos calçados mais utilizados para o dia a dia também apareceu nos comentários sobre o que é cringe. Apesar desse item da moda casual ainda ser querido pelas pessoas não adeptas ao salto alto, ele não faz parte de um closet da Gen Z.
Unha Francesinha:
A técnica conhecida por “francesinha” também foi adicionada às tendências cringes. Apesar de ter passado por variações de cores desde a sua chegada, por muitos anos, a composição de esmaltes em tons claros com um traço marcando a ponta da unha foi um sucesso para compor um estilo mais delicado e também uma das principais opções das noivas.
Meia soquete
Considerado um acessório essencial para os millenials na hora de calçar tanto o tênis quanto os sapatos, o par de meias do modelo soquete não faz o estilo da Gen Z, afinal, é muito cringe não deixar à mostra para o mundo as estampas e texturas deste item.
Sou CRINGE com muito orgulho! Esse tipo de pensamento reducionista faz parte de um preconceito e de uma degradação dos relacionamentos sociais! Ser um jovem irreverente é aceitar o outro ckmo ele é! Essa pesquisa Gen Z é mais uma futilidade social pra prover o consumismo digital em todas suas esferas! Um horror!
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