Foto de Capa: Arquivo Pessoal.
Por Lucas Souza
João Victor Pires, jornalista formado pela Facha em 2016 e historiador com mestrado pelo Instituto Universitário de Lisboa, é o convidado da semana no podcast Em Todo Lugar – Formados na Facha.
João Victor estudou na Facha entre 2012 e 2016. Nesse período teve aulas com Roberto Assaf que acabou sendo fundamental para conseguir um estágio no Lance em seu terceiro período. “O jornalismo tem muita teoria, mas também muita prática. Precisamos encarar a prática também. O estágio foi fundamental para isso”, afirma o jornalista. Após o período no grupo Lance, foi assessor de comunicação na H+K Stratégies e na agência Febre antes de se mudar para Portugal, onde cursou o mestrado em História Moderna e Contemporânea, defendido no Instituto Universitário de Lisboa.

O jornalista, atualmente, trabalha como coordenador de conteúdo para a RTP África e nos contou um pouco de sua trajetória na Facha. Sua formação que se dividiu em dois grandes interesses, o jornalismo e a história. Suas experiências profissionais também, no Brasil e em Portugal. E, por fim, sobre seu mestrado, que rendeu a publicação do livro “Classificados na corte, o cotidiano do Rio de Janeiro Joanino a partir dos anúncios de jornal”, fruto do desejo de unir o saber historiográfico e jornalístico.

O livro aborda através da leitura de classificados publicados na Gazeta de notícias, o primeiro jornal impresso circulando no Brasil, as mazelas sociais da época no Rio de Janeiro, falando de temas como a gentrificação ocorrida após a chegada da família real, as crises sanitárias, a escravidão, a especulação imobiliária e, curiosamente, até passa por períodos de vacinação contra epidemias que assolavam a cidade. O capítulo sobre o ocorrido é até pequeno, mas inserido no contexto atual, acabou sendo um ponto que chamou a atenção no trabalho. O livro está disponível na Livraria da Travessa e no Kindle.
Confira mais esse podcast conosco e até a próxima!
Ficha Técnica
Entrevista: Lucas Souza
Edição de áudio: Samuel Chagas