A história de Luisa Parente, primeira ginasta brasileira a participar de duas Olimpíadas

Foto de capa: Rafael Cruz e Octavio Neto 

Por Maria Carolina Fernandes 

Luisa Parente é uma ex-ginasta artística brasileira, a primeira a participar de duas olimpíadas: em Seul 1988 e Barcelona 1992. Luisa foi finalista olímpica na edição de 1988 e era o maior nome na modalidade nos anos 1980 e 1990.  

A carioca, de 48 anos, começou a sua carreira como atleta aos 6 anos, no Flamengo. Durante os 16 anos em que a ginasta artística competiu, foi campeã brasileira em todas as categorias que disputou: mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto. Além disso, foi a primeira brasileira a conquistar duas medalhas de ouro na sua modalidade em Jogos Pan-Americanos, em Havana 1991, no salto e nas barras assimétricas. 

Em março de 1995, Luisa Parente disputa sua última competição, o Pan de Mar del Plata – Foto: Edu Garcia/Estadão Conteúdo  

Encerrou a carreira esportiva aos 22 anos, nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata (1995), na Argentina.  Após isso, a ex-atleta se formou em Educação Física pela Universidade Gama Filho e em Direito pela Universidade Cândido Mendes e exerce ambas as funções.  

Hoje em dia, a ex-ginasta é consultora esportiva e dirige o Grupo Luisa Parente, que promove iniciação à ginástica nos centros conveniados, escolas e eventos. Trabalha também como palestrante e comentarista esportiva oficial da Record Tv, cobrindo diversas competições ao longo dos últimos anos, como os Jogos Pan Americanos, Jogos Olímpicos de Inverno e as Olimpíadas.  

Luisa Parente – Foto: Reprodução/Portal da Indústria 

Deixe um comentário