Os maiores campeões de vôlei da história

Foto de capa: Reprodução/Folha de Pernambuco

Por Arlan Almeida

Que o Brasil é uma potência do vôlei olímpico, disso ninguém duvida. Somos o segundo país com mais medalhas na história da disputa do vôlei em Olimpíadas. A Seleção Brasileira conquistou cinco ouros, três pratas e dois bronzes, totalizando 10 pódios. Entre os homens, o Brasil é o líder do quadro de medalhas. Já no feminino, a União Soviética ainda ocupa a primeira colocação. 

Foto: Reprodução

História do vôlei nas Olimpíadas 

O voleibol se tornou esporte olímpico a partir da edição de 1964, disputada em Tóquio, mesmo palco deste ano. Desde então, o esporte faz parte do calendário olímpico, consagrando novos medalhistas a cada quatro anos. O primeiro país campeão olímpico na modalidade masculina foi a Rússia. 

O Brasil passou a ser reconhecido como uma potência olímpica do voleibol a partir da década de 1980. Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, foi consagrada a “geração de prata”, como ficou conhecido o time comandado por Bebeto de Freitas, que recebeu a primeira medalha do Brasil no esporte em Olimpíadas. 

Grande nome do vôlei na história recente, Giba foi campeão olímpico em 2004 e prata em 2008 e 2012. Foi tricampeão mundial (2002, 2006, 2010) e venceu oito ligas mundiais, além de três vices e duas vezes terceiro lugar do torneio. Venceu ainda duas Copas do Mundo (2003 e 2007) e levou dois bronzes.  

Depois de todas essas informações, confira algumas listas com os maiores títulos do vôlei mundial: 

Crédito: Clara Flávio

Maiores campeões do vôlei masculino em Olimpíadas     

Foto: Reprodução/GE
Crédito: Clara Flávio

Maiores campeões do vôlei feminino em Olimpíadas 

Foto: Reprodução/mundoesport.com 
Crédito: Clara Flávio

Todas as participações do Brasil no vôlei masculino em Olimpíadas 

Crédito: Clara Flávio

Até hoje, foram disputadas 19 edições do campeonato mundial, sendo que 15 foram vencidas por times europeus. A União Soviética venceu seis; Itália, Polônia e Checoslováquia venceram dois cada; Alemanha Oriental venceu uma. Apenas quatro foram conquistados por times de outros continentes, tendo o Brasil como o que mais ganhou: três vezes campeão; e um título para os Estados Unidos. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s