Foto de capa: Reprodução/Folha de Pernambuco
Por Arlan Almeida
Que o Brasil é uma potência do vôlei olímpico, disso ninguém duvida. Somos o segundo país com mais medalhas na história da disputa do vôlei em Olimpíadas. A Seleção Brasileira conquistou cinco ouros, três pratas e dois bronzes, totalizando 10 pódios. Entre os homens, o Brasil é o líder do quadro de medalhas. Já no feminino, a União Soviética ainda ocupa a primeira colocação.

História do vôlei nas Olimpíadas
O voleibol se tornou esporte olímpico a partir da edição de 1964, disputada em Tóquio, mesmo palco deste ano. Desde então, o esporte faz parte do calendário olímpico, consagrando novos medalhistas a cada quatro anos. O primeiro país campeão olímpico na modalidade masculina foi a Rússia.
O Brasil passou a ser reconhecido como uma potência olímpica do voleibol a partir da década de 1980. Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, foi consagrada a “geração de prata”, como ficou conhecido o time comandado por Bebeto de Freitas, que recebeu a primeira medalha do Brasil no esporte em Olimpíadas.
Grande nome do vôlei na história recente, Giba foi campeão olímpico em 2004 e prata em 2008 e 2012. Foi tricampeão mundial (2002, 2006, 2010) e venceu oito ligas mundiais, além de três vices e duas vezes terceiro lugar do torneio. Venceu ainda duas Copas do Mundo (2003 e 2007) e levou dois bronzes.
Depois de todas essas informações, confira algumas listas com os maiores títulos do vôlei mundial:

Maiores campeões do vôlei masculino em Olimpíadas


Maiores campeões do vôlei feminino em Olimpíadas


Todas as participações do Brasil no vôlei masculino em Olimpíadas

Até hoje, foram disputadas 19 edições do campeonato mundial, sendo que 15 foram vencidas por times europeus. A União Soviética venceu seis; Itália, Polônia e Checoslováquia venceram dois cada; Alemanha Oriental venceu uma. Apenas quatro foram conquistados por times de outros continentes, tendo o Brasil como o que mais ganhou: três vezes campeão; e um título para os Estados Unidos.